A plataforma de inteligência artificial generativa ChatGPT está fora do ar durante boa parte desta quarta-feira (8), em um problema de escala global.
Tanto o chatbot acessado pelo navegador ou aplicativos para dispositivos móveis quanto a API do serviço aplicada a outras tecnologias apresentam instabilidade desde o período da manhã, em especial a partir das 10 horas (horário de Brasília). Antes disso, durante a madrugada, mais erros foram detectados, mas sem impactar tanto os usuários.
Segundo a OpenAI, que é a responsável pela IA generativa, a correção para a falha foi implementada no servidor por volta do meio-dia e a situação está em monitoramento desde então.
Essa instabilidade de cerca de duas horas já é uma das maiores da história do serviço, que foi lançado oficialmente em novembro de 2022 e hoje já é usado por mais de 100 milhões de pessoas semanalmente.
A página que mostra o status da plataforma indica que, no momento, tudo voltou a funcionar e tanto a API quanto o serviço de geração de conteúdo estão 100% operacionais.
O que aconteceu com o ChatGPT?
A causa da instabilidade no ChatGPT não foi detalhada pela desenvolvedora, mas “erros impactando todos os serviços” foram citados como a causa da instabilidade.
No começo desta semana, a OpenAI implementou uma nova versão da plataforma, o GPT-4 Turbo, com mais recursos e input de tokens. É possível que algum tipo de incompatibilidade ou sobrecarga por causa dessas novidades tenha gerado os erros.
(Fonte da imagem: Reprodução/OpenAI)
No início da tarde, tentativas de entrar com uma conta no ChatGPT ainda resultavam em erros — só que agora por um motivo diferente, como mostra a imagem acima. São vários os relatos nas redes sociais de pessoas frustradas por não conseguirem acessar o chatbot já há algum tempo.
Aparentemente, os sistemas da companhia estão sobrecarregados de tantos acessos simultâneos, em especial porque ele ficou algumas horas sem funcionar e muitos usuários já dependem bastante do serviço para o dia-a-dia.
- Categorias
- Tags