Índice do Artigo

Surpreendendo ninguém

Código-fonte sugere que ChatGPT terá anúncios em breve

Anúncios no ChatGPT? Código na versão beta do app indica que a OpenAI planeja introduzir publicidade no plano gratuito do chatbot

Código-fonte sugere que ChatGPT terá anúncios em breve
Créditos: Unsplash

Como muitos desconfiavam, a festa pode estar terminando: código-fonte sugere que ChatGPT terá anúncios em breve!

Indícios encontrados no código do aplicativo para Android sugerem que a OpenAI avança nos planos para incluir publicidade na plataforma.

A descoberta foi feita por Tibor Blaho no X (antigo Twitter). A versão beta 1.2025.329 do app contém termos como “recurso de anúncios“, “anúncio de busca” e “conteúdo bazar“.

Essas referências são um forte sinal de que a empresa está desenvolvendo ativamente um sistema de anúncios para o chatbot.

Possível modelo de anúncios no ChatGPT

Esta não é a primeira vez que o assunto é discutido. Um relatório do The Information, publicado no início de novembro, já indicava que a OpenAI avaliava exibir propagandas com base na memória do assistente ou no histórico de conversas dos usuários.

A aparente confirmação no código do app dá mais peso à possibilidade. Por sua vez, a posição pública do CEO Sam Altman sobre o tema sempre foi cautelosa.

Em um evento na Harvard Business School no ano passado, ele se disse pessoalmente incomodado com a fusão entre anúncios e inteligência artificial (IA), classificando a opção como um recurso final para o modelo de negócios. No entanto, ele também deixou claro que não rejeita completamente a ideia.

Leia mais

Código-fonte sugere que ChatGPT terá anúncios em breve; entenda posicionamento da empresa

Em uma aparição posterior, no primeiro episódio do podcast da OpenAI, Altman reiterou que a empresa não é contra a integração de anúncios.

A dificuldade, segundo o CEO da OpenAI, a situação atual está na fase de definir a forma correta de implementação. A empresa ainda não teria chegado a uma conclusão sobre o método ideal.

As linhas de código descobertas não detalham onde os anúncios seriam posicionados na interface. A análise do cenário sugere que a provável estratégia seria direcionar a publicidade aos usuários do plano gratuito.

Essa camada da ferramenta já opera com restrições, como um número limitado de mensagens e funcionalidades de memória e raciocínio reduzidas.

E aí? Preparado para um futuro cada vez mais dependente de IA, mas que custará exponencialmente mais caro? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: Engadget

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções