Índice do Artigo

Mobile (seox)

App WeChat vai ganhar validade de documento como RG ou CPF na China

Novo sistema de identificação consolida a dominância do WeChat no país

O WeChat, o aplicativo mais popular da China, está prestes a aumentar ainda mais sua dominância e se tornar nada menos do que um novo sistema de identificação do cidadão no país. Ou seja, o app vai ter a mesma validade do que seria carregar seu RG ou CPF aqui no Brasil, por exemplo.

A Tencent, empresa responsável pelo WeChat, é a principal empresa de tecnologia do país e uma gigante capaz de impressionar até a Google. A companhia tem também um relacionamento muito próximo com o governo chinês, o que levanta preocupações em relação à popularidade do WeChat. O app conta com 902 milhões de usuários diários, trocando em torno de 38 bilhões de mensagens por dia, reporta o The Verge. E muito dessa popularidade pode não se dever tanto à qualidade do programa, mas à falta de opção. Outros apps populares de mensagens no resto do mundo são proibidos ou censurados na China. O Facebook Messenger tem censuras, o Line foi bloqueado e o WhatsApp banido no ano passado.


O governo chinês abraça e incentiva a popularidade do WeChat no país. É possível entrar em contato com órgãos do governo usando o app, marcar consultas no médico, pagar contas e todo tipo de atividade. Transformar o aplicativo num documento de identificação é até algo que não é considerado surpreendente por lá. 

E enquanto o WeChat se torna cada vez mais indispensável para os chineses, aumenta também o acesso que o governo tem aos aspectos mais privados da vida de seus cidadãos.

Via: The Verge