Índice do Artigo

Internet

Brasil é o segundo país que mais sofreu com cibercrimes em 2017

País só fica atrás da China

De acordo com um levantamento feito pela empresa de segurança online Norton, o Brasil é o segundo país que mais sofre com ataques de cibercriminosos, perdendo apenas para a China.

Segundo os dados da Norton Cyber Security Insights Report 2017, 62 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes digitais, o equivalente a 61% da população adulta que usa internet no Brasil, com um total de US$ 22 bilhões perdidos em golpes.

A maioria das vítimas são millennials, nascidos entre as décadas de 80 e 90, que possuem diversos aparelhos conectados, mas cometem o erro de sempre usarem senhas iguais ou compartilhadas, segundo a Norton.


Dentre os entrevistados brasileiros da pesquisa da Norton, 59% compartilha senhas, enquanto 34% escreve palavras-passe em um pedaço de papel. Além disso, 24% usa a mesma senha para todas as contas.

A pesquisa também apontou que 83% dos entrevistados tem receio de que seus dados bancários sejam roubados online, mas, ainda assim, 18% dos participantes compartilha a senha de serviços como internet banking.

Chantagem online, exposição e invasão de 
webcam que aparecem em Black Mirror já são realidade

Outra contradição encontrada pela pesquisa está presente na parte ética dos usuários. Entre os entrevistados brasileiros, 83% acreditam que cibercrimes deveriam ser considerados um ato criminoso. Porém, algumas pessoas acham que certas atitudes deveriam ser aceitáveis, como ler e-mails de outra pessoa sem consentimento (25%), compartilhar informações falsas (19%) e ter perfis fakes (22%).

Via: Ti Inside