O Google expandiu seu serviço de checagem de fatos em notícias nos mecanismos de busca para o mundo todo. A sinalização, que busca combater as notícias falsas que se espalham pela internet, estava disponível apenas no Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, a checagem de fatos estava em testes desde fevereiro no Google News.
A funcionalidade já está sendo liberada mundialmente e coloca uma tag escrito “fact check” junto com o conteúdo, após uma equipe de apuração contratada pelo Google buscar a veracidade dos fatos.
Segundo o Google, nem todas as publicações serão checadas e, para os veículos que querem ter o selo do Google, é necessário colocar uma extensão do Schema.org no HTML do site. Outra opção é tentar utilizar o plugin que integra o site com o algoritmo Jigsaw, que também é usado para combater comentários maldosos na internet. A segunda opção só será possível após uma pré-seleção da empresa.
Você pode conferir mais informações sobre o Fact Check do Google no site da empresa. Além da companhia de Mountain View, o Facebook também já está trabalhando em tecnologias para combater notícias falsas.
- Categorias
- Tags