Índice do Artigo

Cultura

Esqueleto de tiranossauro rex é vendido por R$ 26,5 milhões

Especialistas discutem autenticidade do esqueleto completo de T. rex vendido em leilão

Esqueleto de tiranossauro rex é vendido por R$ 26,5 milhões
Créditos: Michael Buholzer/Keystone via AP

Um esqueleto completo de Tiranossauro rex (T. rex), que viveu há cerca de 67 milhões de anos, foi vendido nesta terça-feira (18) em um leilão na Suíça por 5,5 milhões de francos suíços (cerca de 30 milhões de reais na conversão atual). O valor do fóssil estava dentro das estimativas da casa de leilões Koller, que organizou a venda e esperava alcançar um preço entre 5 e 8 milhões de francos suíços.

O lance vencedor do esqueleto do Tiranossauro Rex, composto por ossos de três diferentes animais, foi de 4,8 milhões, mas o valor final incluindo despesas chegou a 5,5 milhões. Chamado de Trinity, o esqueleto mede cerca de 3,9 metros de altura e 11,6 metros de comprimento e foram encontrados nos estados de Montana e Wyoming, no noroeste dos Estados Unidos, entre 2008 e 2013.

Em algumas regiões destes estados, foram encontrados e leiloados mais dois esqueletos de Tiranossauro significativos. O primeiro, conhecido como Stan, foi vendido por uma quantia recorde de 31,8 milhões de dólares em 2000, superando Sue, que detinha o recorde anterior de 8,4 milhões de dólares em 1997.

Segundo o leiloeiro Cyril Koller, Trinity foi adquirido por um colecionador europeu de dinossauros e arte moderna após pertencer a um americano. O esqueleto é o primeiro T. rex vendido em leilão na Europa e o terceiro em todo o mundo. Mais de 30 mil pessoas, incluindo muitas crianças, visitaram o esqueleto durante as duas semanas em que esteve em exibição em Zurique.

Especialistas discutem autenticidade do fóssil

Trinity é composto por mais de 50% de material ósseo proveniente de três espécimes de Tiranossauro, o que atende ao padrão de qualidade exigido pelos especialistas. A casa de leilões Koller foi transparente quanto à origem dos ossos e, portanto, o esqueleto recebeu esse nome.

O paleontólogo Thomas Holtz vê Trinity como “uma instalação artística” e não um espécime real. Para Holtz, é enganoso combinar ossos de diferentes indivíduos para criar um esqueleto completo. Em Hong Kong, a casa de leilões Christie’s teve que cancelar a venda de outro esqueleto de T. Rex no ano passado devido a preocupações sobre a autenticidade do fóssil.

Via: O Globo

Via: O Globo