Índice do Artigo

Internet

Folha de S.Paulo desiste de publicações no Facebook após mudanças na rede social

Rede social passou a dar ênfase a publicações de amigos em janeiro

Um dos maiores jornais do Brasil, a Folha de S.Paulo, anunciou hoje que está deixando de fazer publicações no Facebook. O motivo para a drástica decisão é o novo algoritmo da rede social, que deixa de dar ênfase para conteúdos e exibe mais publicações de amigos e familiares aos usuários.

Segundo a publicação feita em seu site, a decisão foi tomada após “discussões internas” para encontrar as melhores formas de compartilhar o conteúdo produzido pelo jornal. Mesmo com 6 milhões de curtidas em sua página, a Folha decidiu deixar o Facebook, enfatizando os problemas causados pelo novo algoritmo da rede social.

“Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e a propagação das ‘Fake news'”

Apesar de não fazer mais publicações na rede social, a página da Folha será mantida no Facebook. Os usuários que quiserem continuar recebendo informações do jornal podem ativar o bot para o Messenger, que ainda está disponível. O jornal também continuará fazendo publicações em outras redes sociais, como Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Folha também divulgou um levantamento mostrando que páginas conhecidas por compartilharem notícias falsas tiveram crescimento de interações de 61,6% no último trimestre, enquanto canais de comunicação de veículos profissionais acabaram perdendo 17% de audiência.


Com a adoção do novo algoritmo do Facebook em janeiro, todas as páginas acabaram perdendo alcance. O feed de notícias renovado do Facebook visa aumentar a conexão entre as pessoas da rede social, dando mais ênfase para publicações feitas por amigos e família. Os anúncios na rede social continuam tendo o mesmo alcance, logo, quem pagar vai conseguir atingir mais usuários.

Via: Folha