A AOM (Alliance for Open Media), organização feita por empresas como Google, Microsoft, Amazon, Facebook e Netflix, anunciou que as especificações do novo formato de compressão AV1 estão finalizadas e as vantagens da tecnologia devem começar a aparecer para usuários finais em breve.
O AV1 é um método de compressão aberto e gratuito que promete tornar os serviços de streaming de vídeo, como Netflix, YouTube e Amazon Prime, 40% mais rápidos sem perda de qualidade de imagem.
A novidade vem para substituir padrões como o HEVC e o H.264. Com suas especificações finalizadas, as empresas já podem iniciar seus testes e implementar o novo formato em navegadores, aplicativos, plataformas online de vídeo e sistemas operacionais.
O objetivo da Alliance for Open Media é tornar o novo método de compressão um padrão a partir de 2020. Com isso, todos os dispositivos como computadores e smartphones devem chegar ao mercado com suporte nativo para a tecnologia nos próximos anos.
O investimento no AV1 é uma forma das empresas se prepararem para o crescimento dos vídeos nos próximos anos. Além de grandes resoluções como o 4K ficarem mais populares, segundo uma pesquisa da Cisco, 82% do tráfego na internet em 2021 será em vídeo, e ter um padrão leve e livre de royalties para aguentar a demanda é muito bem vindo para empresas que lidam com isso.
Via: Guru3D
- Categorias
- Tags