Índice do Artigo

Internet

Governos de EUA e Reino Unido são infectados com programa que minera criptomoedas

Software malicioso usa computador do usuário para trazer lucro aos criminosos

Milhares de páginas de governos dos EUA, do Reino Unido e da Austrália foram infectadas por um programa malicioso que usa os computadores dos usuários para minerar moedas virtuais. Com isso, os criminosos responsáveis pelos ataques puderam ganhar dinheiro em cima dos acessos a estes sites.

De acordo com a agência Reuters, mais de 4,2 mil páginas foram afetadas pelo problema. Para realizar os ataques, os hackers utilizaram uma falha de segurança numa ferramenta chamada Browsealoud. Ela lê em voz alta os textos do site para trazer acessibilidade para usuários com deficiência visual.

Os ataques aconteceram numa época onde está se tornando mais comum o uso de mineradores maliciosos de criptomoedas. Esquemas do tipo se tornaram mais comuns com a popularização da Bitcoin e com o surgimento de moedas virtuais rivais.

A desenvolvedora do programa, Texthelp, está entrando em contato com todos os seus consumidores para que eles atualizem seus programas para a versão mais recente. A ferramenta de assistência para deficientes visuais foi desabilitada pela companhia enquanto as investigações estão sendo conduzidas pela equipe de engenharia.

Via: Adrenaline, Tweak Town, Reuters, TechPowerUp