Elon Musk, dono da rede social X – conhecido antigamente como Twitter -, processou a organização sem fins lucrativos Media Matters por “difamar” a plataforma ao divulgar um relatório que apontava a presença de anúncios com teor nazista no X.
A ação, apresentada na segunda-feira (21) em um tribunal federal no Texas, acusa a Media Matters de “enganar o algoritmo” do X para que ele exibisse anúncios de conteúdo extremista a contas de grandes empresas.
Segundo a denúncia da X Corp., a organização monitorava apenas contas conhecidas pelo conteúdo extremista e contas de grandes empresas “e depois apresentou as imagens fabricadas como se fossem a experiência dos usuários comuns do X“.
A Media Matters, por sua vez, nega as acusações e diz que suas descobertas são “verídicas”.
“Este é um processo frívolo que pretende intimidar os críticos do X para que permaneçam em silêncio“, disse o presidente da Media Matters, Angelo Carusone, à AFP. “A Media Matters confirma sua informação e espera vencer no tribunal“, acrescentou.
O processo de Musk ocorre em meio a uma debandada de anunciantes da rede social. Na semana passada, empresas como Apple, Comcast, NBCUniversal e IBM interromperam a publicidade no X após o relatório da Media Matters.
O êxodo publicitário também foi motivado por Musk ter respaldado uma teoria da conspiração antissemita.
Em uma mensagem no X, Musk respondeu a um post antissemita com a frase: “Você disse a verdade“. A mensagem original foi amplamente considerada uma referência a uma teoria da conspiração falsa que circula entre os supremacistas brancos e que alega que os judeus têm um plano secreto para levar imigrantes sem documentos aos Estados Unidos, com o objetivo de afastar a demografia do país de uma maioria branca.
A Casa Branca criticou Musk por sua “promoção abominável” do antissemitismo
A Casa Branca criticou Musk, a pessoa mais rica do mundo, por sua “promoção abominável” do antissemitismo.
O governo dos Estados Unidos reagiu desta maneira a uma mensagem de Musk, que também é dono das empresas Tesla e SpaceX, em que ele respondeu a um post antissemita no X com a frase: “Você disse a verdade”.
Desde que assumiu o controle do Twitter, agora rebatizado como X, Musk eliminou a moderação de conteúdo, restaurou contas de extremistas que haviam sido banidas e permitiu aos usuários comprar a verificação de contas, o que os ajudou a lucrar com mensagens virais e, muitas vezes, imprecisas.
Fonte: CNN
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