Uma nova mensagem prometendo a isenção do pagamento do IPVA está circulando no Whatsapp, mas cuidado! A mensagem é nada menos do que um novo golpe para atrair vítimas a um site malicioso. Além do aplicativo, navegadores também são alvos de ataques por meio de notificações, especialmente no Google Chrome.
A mensagem fala sobre um suposto projeto do Governo Federal para eliminar o pagamento do IPVA, o que já não parece muito legítimo pois o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é de responsabilidade do estado.
Ao clicar no link da mensagem, o usuário é encaminhado para uma página da web da suposta “isenção de IPVA”. Então a vítima deverá compartilhar a mensagem até completar a barra de meta. As ameaças acontecem quando o site solicita a instalação de um aplicativo no smartphone, que corre o risco de ser controlado remotamente ou ter dados e informações roubadas.
Em alguns casos, as vítimas também são induzidas a compartilhar dados pessoas ao preencher um formulário. Essas informações podem ser vendidas na deep web, por exemplo.
De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, a mensagem segue a mesma tática de outros golpes pela plataforma, envolvendo temas populares e comuns aos usuários para atingir o maior número de vítimas. No primeiro mês de 2018 já foram registrados mais de 2 milhões e meio de vítimas no Brasil.
Evite ser vítimas das mensagens maliciosas:
– Desconfie de links recebidos;
– Nunca clique em links, banners suspeitos ou acesse sites que não sejam verificados;
– Use um software de segurança no smartphone e no PC;
– Não autorize notificações de qualquer website;
– Revise sempre as configurações avançadas de seu navegador e remova sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.
Via: ITF365
- Categorias
- Tags