Segundo os dados anuais divulgados pela SaferNet, órgão que recebe denúncias e pedidos de ajuda pelo canal Helpline, o vazamento de “nudes” diminuiu em 2016. De acordo com a organização, no ano passado 301 casos foram registrados formalmente denunciando o vazamento de conteúdos pessoais – fotos íntimas. Para comparação, 2015 teve 322 casos registrados.
A maioria das vítimas neste caso são mulheres, respondendo por 202 das 301 acusações, o equivalente a 67% dos casos.
Apesar dos números de vazamentos de nudes diminuírem, as denúncias de cyberbullying aumentaram. A intimidação e/ou discriminação pela internet passou de 265 casos em 2015 para 321 denúncias oficiais em 2016. Assim como os vazamentos de fotos íntimas, as mulheres também foram são a maioria das vítimas, 65% do total.
Para quem ainda não conhece a SaferNet: A SaferNet Brasil oferece o serviço de ajuda contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet com procedimentos efetivos e transparentes para encaminhar soluções. Além disso, há suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada e autoridades policiais e judiciais. Você pode registrar uma denúncia por meio deste link.
- Categorias
- Tags