O governo da Turquia mandou bloquear o acesso do país a qualquer página da Wikipedia, a enciclopédia colaborativa online mais conhecido do mundo. A decisão veio depois do site se recusar a remover páginas de conteúdo desfavorável às autoridades turcas, onde é dito que a Turquia estaria se coordenando com grupos terroristas, em vez de combatê-los. “A página se tornou parte de uma fonte de informação que está fazendo uma campanha de manchar a reputação contra a Turquia no ambiente internacional“, alega o Ministério de Transporte, Negócio Marítimos e Comunicações da Turquia.
O bloqueio da Wikipedia vem pouco tempo depois de um referendo ampliar ainda mais os poderes do atual líder turco Recep Tayyip ErdoÄŸan, o que aumenta a preocupação com a censura cada vez maior no país, que já se colocou contra outras redes como YouTube, Facebook e Twitter. Jimmy Wales, criador da Wikipedia fez a seguinte declaração pouco tempo depois do bloqueio do site:
Access to information is a fundamental human right. Turkish people, I will always stand with you and fight for this right. #turkey https://t.co/5ZAsc9coVX
— Jimmy Wales (@jimmy_wales) April 29, 2017
“Acesso à informação é um direito humano fundamental. Povo turco, eu sempre estarei com vocês e lutarei por esse direito.“
O bloqueio aconteceu às 2h da manhã do dia 29 (horário de Brasília) e ainda segue em vigor.
- Categorias
- Tags