Índice do Artigo

Oportunidade perdida

Google negou pedido da Meta de levar Play Store para o Quest VR

Executivo da dona do Facebook revela tentativa de negociação, que levaria vários apps para o headset da empresa.

Google negou pedido da Meta de levar Play Store para o Quest VR
Créditos: Divulgação/Meta

A linha de heasets de realidade virtual Meta Quest poderia ter uma biblioteca de jogos e aplicativos bem maior para os usuários. Entretanto, pedidos feitos pela empresa para a Google e revelados por um diretor da companhia não terminaram em um acordo.

A história foi contada rapidamente pelo diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth. Segundo o executivo da marca, que é dona também de Instagram, Facebook e WhatsApp, a Play Store poderia fazer parte da plataforma Quest VR caso negociações tivessem avançado.

“Nós adoraríamos que a Google levasse a Play Store deles com aplicativos de VR para o Quest. Nós pedimos isso a eles, mas eles não quiseram, então é algo que cabe aos desenvolvedores fazer“, explicou o executivo em seu perfil no Instagram durante uma sessão de perguntas e respostas com seguidores.

Entretanto, ele não detalhou como foi a negociação e nem qual foi o argumento da Google para não seguir com uma aliança. Atualmente, a Google Play Store não tem mais uma seção dedicada para VR e AR, depois de abandonar projetos experimentais como o Cardboard e o Daydream.

Portando apps para o Meta Quest

Bosworth confirmou ainda que não é difícil portar um aplicativo VR do Android para a plataforma Quest VR e até explicou como isso pode ser feito.

“Não há nada impedindo que desenvolvedores do Android que tiverem um APK que rode em telefones Android hoje de levá-los ao Quest VR. Eles só precisam enviar o APK para nós e podem ser feitas algumas modificações leves sobre como eles querem que o esquema de controles funcione, mas nem isso pode ser necessário. Nós não temos qualquer forma de adicioná-los automaticamente”

Andrew Bosworth, CTO da Meta

Em outras palavras, o problema em aumentar o catálogo de apps e jogos para VR estaria na distribuição, já que esse processo envolve ações diretas de programadores e estúdios. Por outro lado, a Meta recentemente fechou um acordo com a Tencent para comercializar os headsets na China, o que pode expandir também a sua oferta de utilitários.

O headset de realidade virtual mais recente da companhia é o Meta Quest 3, lançado em outubro por US$ 499.

Fonte: 9 to 5 Google