Elon Musk fez uma oferta de doação ousada à Wikipedia, com uma condição. O CEO da Tesla e dono do X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, usou sua conta de mídia social para oferecer à enciclopédia online uma doação generosa se eles estiverem dispostos a renomear seu site.
“Eu lhes darei um bilhão de dólares se eles mudarem seu nome para Dickipedia“, escreveu Musk. “Por favor, adicione isso aos [emojis de vaca e cocô] na minha página wiki“, continuou ele. “No interesse da precisão.“
O jornalista Ed Krassenstein mais tarde entrou na conversa para encorajar a organização a fazer a mudança. “Faça isso! Você sempre pode mudar de volta depois de coletar“, escreveu Krassenstein. “Mínimo de um ano. Quer dizer, eu não sou um idiota lol“, respondeu Musk.
Musk critica Wikipedia
A “oferta” de Musk decorre de um tweet anterior em que ele criticava a Wikimedia Foundation por querer tanto dinheiro. “Certamente não é necessário para operar a Wikipedia. Você pode literalmente colocar uma cópia de todo o texto no seu telefone!“, twittou Musk. “Então, para que é o dinheiro? Mentes curiosas querem saber…“
Ele não teve que esperar muito tempo por uma explicação, cortesia das próprias Community Notes do aplicativo, citando que a organização de informação gratuita lida com “mais de 25 bilhões de visualizações de página por mês e mais de 44 milhões de edições de página por mês, exigindo custos operacionais substanciais“. As notas também forneceram contexto adicional de que a Wikimedia Foundation emprega auditores financeiros terceirizados cujos relatórios são disponibilizados ao público.
Não é a primeira vez que Musk e a Wikipedia batem de frente. Em maio, o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, criticou Musk por sua decisão de restringir determinado conteúdo no X antes da eleição presidencial da Turquia, de acordo com reportagem da Business Insider. A publicação também informa que a plataforma de mídia social teria se tornado mais compatível com os pedidos do governo por censura e vigilância sob a liderança de Musk.
Em 2018, Musk twittou suas intenções de criar um site chamado Pravda, onde o público em geral poderia avaliar a “verdade central” de qualquer artigo e “rastrear o escore de credibilidade” de jornalistas, editores e suas publicações.
Via: Mashable
- Categorias
- Tags