Índice do Artigo

Uma parada

Felipe Neto anuncia afastamento do YouTube para 'repensar rotas'

Influenciador diz que oposição a Bolsonaro atrapalhou crescimento da empresa

Influenciador Felipe Neto
Créditos: Reprodução/Instagram

O influenciador digital Felipe Neto anunciou neste sábado (30) que vai se afastar do YouTube por um período. Em um vídeo publicado em seu canal na plataforma, ele afirmou que vai “repensar algumas rotas” em relação ao conteúdo que produz e aos patrocínios de seus canais.

Neto disse que ter feito oposição ao governo de Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, atrapalhou o crescimento de sua empresa. “É importante que vocês lembrem que para que esse conteúdo exista eu tenho despesas colossais. E os últimos quatro ou cinco anos da minha vida foram de muita ‘porradaria’ pública. Eu meio que virei um ícone nessa luta política. Não me arrependo da luta contra o bolsonarismo, mas esse desgaste fez o canal despencar em patrocínios, a ponto de chegar a zero.

O influenciador afirmou que teve que adaptar sua empresa para continuar operando após sua luta política. “Enquanto todos os influenciadores enchiam o Instagram com todas as marcas possíveis e imagináveis, eu fiz zero campanhas, porque nenhuma empresa que opera no Brasil quer vincular a imagem a um cara que tava sendo odiado por, sei lá, 25% dos eleitores“.

Neto ainda vai publicar vídeos que já estão gravados, mas depois vai ficar um tempo sem criar conteúdo novo. Ele vai ao Porto, em Portugal, a convite do principal time de futebol da cidade, para assistir ao jogo da equipe contra o Barcelona, pela Champions League.

O youtuber comemorou que Bolsonaro perdeu a eleição e agora está inelegível, e disse que vai usar o tempo sem fazer vídeos para “ver quais caminhos quero tomar”. “Mudanças são necessárias e não saem quando a gente está abarrotado […] Estou indo para relaxar minha cabeça, vou ficar bem quietinho mesmo.

Felipe Neto: do YouTube à política

Felipe Neto, nascido em 21 de janeiro de 1988 no Rio de Janeiro, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo brasileiro. Ele é considerado o maior youtuber do Brasil, com mais de 45 milhões de inscritos em seu canal.

Neto começou sua carreira no YouTube em 2010, com vídeos de humor e críticas à cultura pop. Ele rapidamente se tornou um dos youtubers mais populares do Brasil, e seu canal chegou a ser o mais inscrito da plataforma no país.

Em 2016, Neto se tornou um crítico vocal do governo de Jair Bolsonaro. Ele usou sua plataforma para denunciar as políticas do presidente, e foi alvo de ataques de apoiadores de Bolsonaro.

Felipe Neto é uma figura controversa, mas seu legado é inegável. Ele é um dos principais responsáveis pela popularização do YouTube no Brasil, e ajudou a abrir caminho para uma nova geração de criadores de conteúdo.

Fonte: Felipe Neto