Índice do Artigo

Mais um?

Grok: Elon Musk lança nova inteligência artificial para concorrer com o ChatGPT

Novo chatbot da xAI promete ser mais acessível que o ChatGPT da OpenAI, mas também mais controverso

Grok do X Twitter
Créditos: Jaap Arriens — NurPhoto/Getty Images

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, lançou nesta segunda-feira (6) sua mais nova empresa de inteligência artificial, a xAI. A empresa tem como objetivo desenvolver sistemas de IA que sejam mais transparentes e acessíveis ao público.

O primeiro produto da xAI é um chatbot chamado Grok, que será disponibilizado para assinantes do X Premium+ por R$ 84 mensais. O Grok é um sistema de IA generativa que pode ser usado para gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder a perguntas de forma informativa.

O Grok está posicionado para ser um concorrente do ChatGPT, da OpenAI e com o Bard, do Google. Ambas as plataformas são baseadas em modelos de linguagem generativa, mas o Grok tem algumas vantagens. Em primeiro lugar, o Grok tem acesso em tempo real às informações da plataforma X, o que lhe dá uma vantagem significativa sobre outros modelos. Em segundo lugar, Musk disse que o Grok será “útil para pessoas de todos os backgrounds e visões políticas“.

No entanto, o Grok também pode ser uma fonte de controvérsia. Musk disse que o Grok “responderá a perguntas picantes” e que terá um senso de humor semelhante ao seu próprio. Isso sugere que o Grok pode ser usado para difundir informações falsas ou ofensivas.

Além disso, o Grok ainda está em beta, o que significa que ele pode cometer erros. Musk disse que o Grok “será disponibilizado para todos os assinantes do X Premium+” quando estiver fora do beta, mas não há um cronograma público para quando isso acontecerá.

Grok AI é preparado para a controvérsia

Várias declarações nos materiais de lançamento parecem preparar os leitores para controvérsias futuras. Um dos nuggets no estilo de declaração de missão é que Grok será “útil para pessoas de todos os backgrounds e visões políticas”. Além disso, afirma-se que ele “responderá a perguntas picantes”. Por último, mas não menos importante, seu humor, sarcasmo e status de trabalho em andamento pré-anunciados podem ter sido cuidadosamente configurados como um escudo contra críticas pelos inevitáveis erros que estão por vir.

Para ter um gostinho da interação com Grok, Musk compartilhou várias das respostas humorísticas do chatbot às consultas. Um exemplo pode ser visto acima. Outro exemplo de Grok vem de uma comparação lado a lado com outro GPT, conforme incorporado abaixo.

Fonte: X