Índice do Artigo

Você pagaria?

Musk sugere cobrar taxa de todo mundo que usar o X/Twitter

Empresário acha que essa é a única forma de combater bots que espalham mensagens ofensivas na plataforma.

Musk sugere cobrar taxa de todo mundo que usar o X/Twitter
Créditos: Reprodução/Benjamin Netanyahu

O empresário Elon Musk, dono da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, indicou que está pensando em uma nova modalidade de pagamentos para a plataforma que pode atingir toda a base de usuários.

A ideia foi revelada durante uma conversa de Musk com o ex-primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em um vídeo transmitido na própria rede social e visto por mais de 1,4 milhão de pessoas.

“Nós vamos apresentar uma precificação de menor nível, nós queremos que seja só uma pequena quantia de dinheiro”, afirma o empresário, alegando que a ideia é combater os incontáveis bots que estão na plataforma e, segundo ele, seriam o responsáveis por discursos de ódio e publicações preconceituosas em massa no ambiente digital.

“A única e mais importante razão pela qual estamos nos direcionando para um pequeno pagamento mensal para uso do sistema do X. É a única forma que eu consigo pensar para combater vastos exércitos de robôs. Porque um robô custa uma fração de um dólar, centavos. Mas, se alguém tiver que pagar alguns dólares, uma pequena quantia, o custo desses robôs fica muito grande e você teria um novo método de pagamento cada vez que aparecesse um novo robô”

Elon Musk

A conversa com o político foi marcada após o empresário se envolver em ainda mais controvérsias por causa da plataforma. Estudos de institutos de pesquisa e ONGs de origem judaica apontam a alta quantidade de publicações ofensivas, em especial racistas e antissemitas, que permanecem no ar mesmo após denúncias.

Em resposta, Musk não apenas citou que elas eram apenas robôs, mas também ameaçou processar as entidades por “quererem matar o X”. Ele também é contra uma nova legislação no estado norte-americano da Califórnia que pede maior rigor na moderação nesses ambientes.

No X, vários seguidores e fãs alegam que as falas do empresário foram distorcidas e ele na verdade se referia a uma “modalidade mais barata do X Premium”, que é a versão paga da rede social. Entretanto, a ideia de “colocar o Twitter atrás de um paywall” já foi citada antes em reuniões pelo bilionário.

Cobrar para usar o X/Twitter?

Atualmente, o X Premium custa no mínimo R$ 42 no Brasil (ou US$ 8 nos EUA) para assinar, com pagamento anual que garante um desconto. Além de benefícios na plataforma, como editar tweets, preferência na ordem das respostas e menos anúncios, os membros podem receber uma monetização como parte da receita gerada por anúncios.

A cobrança veio como uma das soluções propostas por Musk para amenizar a difícil situação financeira da empresa, que perdeu boa parte da receita com publicidade após anunciantes deixarem de promover tweets na plataforma — inclusive pela alta quantidade de publicações ofensivas que, em muitos casos, eram posicionadas lado a lado com propagandas. Segundo o próprio dono da rede, a renda no setor já caiu 50%.

Por enquanto, não há qualquer confirmação ou previsão de que o sistema realmente será colocado no ar, ou de quanto seria a cobrança para usar o X/Twitter.

Fonte: TechCrunch/Benjamin Netanyahu