A rede social Pinterest está longe da fama de um Facebook ou TikTok, mas a plataforma segue firme com um público fiel e apresenta até um crescimento maior do que muita gente esperava.
No relatório fiscal da companhia para o terceiro trimestre de 2023, o Pinterest apresentou o seu recorde de usuários ativos mensais. Ao todo, a média no período foi de 482 milhões de pessoas na plataforma ao menos uma vez por mês — um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Boa parte desses números veio de usuários da geração Z, que é a considerada atualmente a faixa etária mais engajada e de crescimento mais rápido. Segundo o relatório, esse público que acaba de criar uma conta “salva duas vezes mais conteúdo no seu primeiro ano de Pinterest” do que os mais antigos.
A situação é considerada ainda mais surpreendente porque os números são maiores que o período de início da pandemia da covid-19, quando o consumo de redes sociais em geral aumentou por causa dos cuidados sanitários que envolviam ficar em casa.
A receita gerada no trimestre também subiu, tanto no geral — 11% se comparada ao mesmo período do ano passado — quanto nos mercados mais fortes da plataforma, que são Europa e a dupla Estados Unidos e Canadá.
Pinterest em alta até nas ações
Como consequência do anúncio, as ações do Pinterest dispararam 17% nesta terça-feira (31).
Investidores ficaram empolgados com o crescimento e também o potencial de gerar receita com esse público mais jovem, inclusive a partir da exibição de anúncios em novos formatos e pelo uso intenso deles em dispositivos móveis.
Lançado em 2010, o Pinterest se estabeleceu aos poucos como uma fonte de receitas, dicas para a casa, inspirações para design ou estilo de vida e outras ideias — sendo usado tanto por profissionais de áreas de criação quanto quem gosta de colecionar referências de moda, arte ou decoração, por exemplo.
Atualmente independente, a plataforma já foi alvo de especulações de uma aquisição pelo PayPal e até pela Microsoft, mas nada se concretizou.
Essa não é a única plataforma independente que trouxe bons resultados no período: o Snapchat segue um período de recuperação e ultrapassou a marca de 5 milhões de assinantes do seu serviço premium de assinatura.
- Categorias
- Tags