Índice do Artigo

Sucesso entre

Pinterest nunca fez tanto sucesso como agora

Rede social focada em fotos com proposta diferente das riviais bateu recorde de usuários ativos mensais.

Pinterest nunca fez tanto sucesso como agora
Créditos: Divulgação/Pinterest

A rede social Pinterest está longe da fama de um Facebook ou TikTok, mas a plataforma segue firme com um público fiel e apresenta até um crescimento maior do que muita gente esperava.

No relatório fiscal da companhia para o terceiro trimestre de 2023, o Pinterest apresentou o seu recorde de usuários ativos mensais. Ao todo, a média no período foi de 482 milhões de pessoas na plataforma ao menos uma vez por mês — um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Boa parte desses números veio de usuários da geração Z, que é a considerada atualmente a faixa etária mais engajada e de crescimento mais rápido. Segundo o relatório, esse público que acaba de criar uma conta “salva duas vezes mais conteúdo no seu primeiro ano de Pinterest” do que os mais antigos.

A página inicial de um usuário no Pinterest pelo PC. (Fonte da imagem: Reprodução/Mundo Conectado)

A situação é considerada ainda mais surpreendente porque os números são maiores que o período de início da pandemia da covid-19, quando o consumo de redes sociais em geral aumentou por causa dos cuidados sanitários que envolviam ficar em casa.

A receita gerada no trimestre também subiu, tanto no geral — 11% se comparada ao mesmo período do ano passado — quanto nos mercados mais fortes da plataforma, que são Europa e a dupla Estados Unidos e Canadá.

Pinterest em alta até nas ações

Como consequência do anúncio, as ações do Pinterest dispararam 17% nesta terça-feira (31).

Investidores ficaram empolgados com o crescimento e também o potencial de gerar receita com esse público mais jovem, inclusive a partir da exibição de anúncios em novos formatos e pelo uso intenso deles em dispositivos móveis.

Lançado em 2010, o Pinterest se estabeleceu aos poucos como uma fonte de receitas, dicas para a casa, inspirações para design ou estilo de vida e outras ideias — sendo usado tanto por profissionais de áreas de criação quanto quem gosta de colecionar referências de moda, arte ou decoração, por exemplo.

Atualmente independente, a plataforma já foi alvo de especulações de uma aquisição pelo PayPal e até pela Microsoft, mas nada se concretizou.

Essa não é a única plataforma independente que trouxe bons resultados no período: o Snapchat segue um período de recuperação e ultrapassou a marca de 5 milhões de assinantes do seu serviço premium de assinatura.

Fontes: Pinterest, Reuters