A rede social X, anteriormente e ainda mais conhecida como Twitter, deve perder uma quantidade considerável de receita em 2023, em especial por uma fuga de anunciantes da plataforma.
Segundo dados do Statista coletados pelo site OnlyAccounts, a renda de publicidade do Twitter/X vai cair 30% em 2023, o que significa que a empresa deixará de arrecadar cerca de US$ 1,3 bilhão.
Ao todo, a companhia terá um orçamento vindo de anunciantes de US$ 3,3 bilhões, um valor simular ao apresentado em 2020 e bem abaixo dos dois anos anteriores.
A expectativa é que, se continuar assim, a receita com anúncios do Twitter/X caia ainda mais nos próximos anos, despencando mais 6% em 2024 e outros 12% até 2027.
Além da queda brusca, o X deve ser a única rede social de grande porte que vai perder receita de anúncios em 2023.
Para efeitos de comparação, como mostra o gráfico acima, os concorrentes TikTok (com um crescimento acelerado de 55% no setor), Pinterest, Snapchat, LinkedIn, Facebook e até a chinesa Tencent receberão mais verba de publicidade no ano.
O que aconteceu com o dinheiro do Twitter?
A queda no rendimento é uma má notícia para o empresário Elon Musk, que comprou o Twitter em outubro do ano passado por cerca de US$ 44 bilhões e fez mudanças radicais na estrutura e no funcionamento da plataforma — tanto internamente quanto na identidade, com ela agora se chamando X e sob promessas de virar um “superapp”.
Entretanto, parte da culpa pela fuga de anunciantes é também atribuída à gestão de Musk. O bilionário reduziu drasticamente a equipe de funcionários, inclusive no setor de moderação, o que ampliou a quantidade de bots, golpes e discurso de ódio na plataforma.
Além de perder usuários ativos diários, o modelo de assinatura paga da empresa não atingiu a quantidade de membros desejados, mesmo passando a compartilhar a monetização de anúncios com criadores de conteúdo.
É esse, inclusive, um dos motivos da fuga de marcas: vários anunciantes, em especial os de grande porte, não querem ver as marcas vinculadas com postagens ou perfis racistas, homofóbicos, xenofóbicos ou antissemitas, por exemplo.
Por outro lado, o próprio Musk já acusou institutos de pesquisa e organizações não-governamentais de quererem “matar o X” ao reclamarem que a plataforma não remove esse tipo de publicação.
Fonte: OnlyAccounts
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