A Shein, famosa marca de roupas, alerta os consumidores sobre um golpe que está sendo divulgado por influenciadores nas redes sociais. Trata-se de um aplicativo malicioso chamado Money Looks, que promete dinheiro para os usuários que curtirem looks da marca. De acordo com os influenciadores, a empresa estaria em crise financeira e contando com a ajuda dos usuários para selecionar melhor as peças que serão produzidas e vendidas. No entanto, a Shein afirma que essa campanha é uma fraude e que não tem relação com o aplicativo.
Para participar do Money Looks, o usuário precisa pagar uma taxa de R$ 97 e mais R$ 47 para ter acesso a uma lista preferencial de looks para curtir. Segundo a empresa, o aplicativo é, na verdade, um site que roda a partir do navegador e induz os usuários a um golpe bancário. Além disso, a quantidade de peças disponíveis na plataforma seria limitada por dia.
Influenciadores fazem campanha
Ao menos nove influenciadores promoveram o site falso que usa o nome da Shein e induz os usuários ao golpe bancário. Pétala Barreiros, Yanka Barreiros, Nadja Pessoa e Jéssica Amaral estão entre os influenciadores que publicaram um link para o site falso. Na internet, também circulam registros em que a ex-BBB Kerline e os influenciadores Davi Mateus, Victória Azevedo, Mariana Menezes e Emily Garcia comentam a suposta crise na loja.
Os nove perfis têm entre 210 mil e 5,4 milhões de seguidores no Instagram. A Shein já tomou medidas legais sobre o uso indevido de sua marca e recomenda que nenhum consumidor se cadastre no site falso.
O Instagram, por sua vez, afirma que proíbe “atividades fraudulentas que tenham como objetivo enganar, deturpar, cometer fraude ou explorar terceiros”. A rede social está melhorando sua tecnologia para combater atividades suspeitas e recomenda que usuários denunciem os vídeos que acreditem que possam promover fraudes.
Portanto, é importante que os consumidores estejam atentos a campanhas e promoções que parecem boas demais para serem verdadeiras. Antes de se cadastrar em algum site ou aplicativo, é fundamental verificar se a empresa é confiável e se a promoção é real. A Shein reforça que não tem relação com o aplicativo Money Looks e que não está oferecendo dinheiro para os usuários que curtirem suas peças.
Via: G1
Via: G1
- Categorias
- Tags