O TikTok está encerrando seu fundo de US$ 1 bilhão para criadores, uma iniciativa lançada em 2020 para ajudar a pagar usuários elegíveis que criam conteúdo no aplicativo, confirmou um porta-voz da plataforma na última segunda-feira (6).
O fundo foi criado para “ajudar a apoiar criadores ambiciosos que buscam oportunidades de fomentar um meio de vida por meio de seu conteúdo inovador“, fornecendo-lhes dinheiro distribuído por meio do fundo ao longo de três anos, de acordo com um comunicado de imprensa do TikTok de julho de 2020. O pool de dinheiro foi distribuído com base na participação dos criadores nas visualizações gerais da plataforma.
Mas após o lançamento do fundo, muitos criadores expressaram suas preocupações, dizendo que ele estava dificultando a monetização no TikTok. Hank Green, um dos primeiros astros do YouTube e considerado uma autoridade na cultura da internet, esteve entre os que expressaram publicamente suas preocupações no ano passado, dizendo que o fundo estava desatualizado. Ele argumentou que, em vez de trabalhar nos melhores interesses de seus criadores, a ferramenta de monetização do TikTok funcionava a favor dos resultados financeiros da plataforma.
Outros criadores rapidamente ecoaram a reclamação de Green, compartilhando a pequena receita que geravam na plataforma, apesar de terem acumulado um grande número de visualizações. Na época, Green – que tem 8 milhões de seguidores no TikTok – disse que por 1.000 visualizações, ele estava ganhando cerca de 2,5 centavos de dólar.
Encerramento do plano do TikTok acontece em dezembro
O fundo será descontinuado em 16 de dezembro nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha, de acordo com The Verge e Fortune. Um porta-voz do TikTok confirmou à NBC News que o fundo está sendo encerrado, mas não compartilhou sua data de término ou quaisquer detalhes adicionais.
“O Creativity Program foi desenvolvido com base nos aprendizados e feedback que obtivemos do Creator Fund anterior”, disse o porta-voz em um comunicado por e-mail. “À medida que continuamos desenvolvendo novas maneiras de recompensar os criadores e enriquecer a experiência TikTok, valorizamos o feedback e as percepções diretas de nossa comunidade para ajudar a informar nossas decisões.”
O encerramento do fundo original do TikTok é uma tentativa da empresa de simplificar seu modelo de monetização e oferecer aos criadores mais maneiras de ganhar dinheiro. No entanto, alguns criadores estão preocupados com o fato de o novo programa possa ser mais difícil de se qualificar e que os pagamentos possam não ser tão altos quanto prometidos.
Só o tempo dirá se o Creativity Program será um sucesso. No entanto, é claro que o TikTok está tentando encontrar novas maneiras de atrair e reter criadores em sua plataforma.
Fonte: Fortune
- Categorias
- Tags