O YouTube tem implementado diversas medidas de monetização recentemente, como o bloqueio de bloqueadores de anúncios e a pressão para que os usuários assinem o YouTube Premium. Essas ações fazem sentido em muitos aspectos, já que a plataforma precisa gerar receita para sobreviver e compensar os criadores que dependem dela para seu sustento. No entanto, algumas outras ações do YouTube fazem menos sentido.
Os usuários estão relatando que o YouTube começou a desacelerar seu site para desktop para alguns usuários do Firefox e do Edge, e isso nos deixa perplexos.
O Redditor vk6_ compartilhou um vídeo mostrando um atraso de cinco segundos ao carregar um vídeo do YouTube no Mozilla Firefox. Ao alterar manualmente o agente de usuário no navegador para o Chrome, o atraso de cinco segundos desaparece. O vídeo foi reproduzido abaixo:
Outros usuários do Reddit confirmaram a alegação de que os vídeos do YouTube são lentos para carregar no Firefox e no Edge.
O Redditor vk6_ observa ainda que isso não é um bug no Firefox. O código JavaScript para o cliente do YouTube na área de trabalho supostamente contém um código que adiciona o atraso artificial de cinco segundos. Outros se manifestaram, apontando o local exato para encontrar esse pedaço de código.
É possível confirmar que o snippet de código mencionado acima existe. No entanto, não é possível confirmar se o código realmente adiciona um atraso de cinco segundos após verificar o navegador escolhido pelo usuário.
Problemas do YouTube de atraso
No entanto, vários usuários relataram o mesmo problema no Firefox e no Edge. Os usuários alegam ter experimentado o atraso sem nenhuma extensão habilitada, indicando que o atraso pode ser por conta. O atraso também não é acionado apenas uma vez; ele é supostamente acionado toda vez que os links do YouTube são abertos em uma nova guia.
Certas discussões em torno do relatório indicam que o código poderia ser uma implementação preguiçosa de um fallback de anúncio se um usuário usar um bloqueador de anúncios. O código relevante possivelmente poderia estar garantindo que um anúncio seja exibido por pelo menos cinco segundos antes que o vídeo real comece a ser exibido. Conforme mencionado, não pudemos confirmar o funcionamento do snippet de código.
Entramos em contato com o Google para obter comentários. Atualizaremos este artigo assim que recebermos uma resposta deles.
Fonte: Android Authority
- Categorias
- Tags