O X, anteriormente conhecido como Twitter, está introduzindo uma nova funcionalidade que permite aos usuários bloquear respostas de contas não verificadas em suas postagens. A novidade faz parte do esforço contínuo de Elon Musk para tornar a assinatura do serviço valiosa para seus usuários. A empresa anunciou a mudança em um post na última segunda-feira (9), informando aos usuários que “agora podem limitar respostas a usuários verificados.“
Anteriormente, as opções de limitação de respostas incluíam “todos”, “contas que você segue” e “apenas contas que você menciona”. Agora, os usuários do X verão a opção adicional de “contas verificadas”.
Isso significa que se o usuário não adquiriu a assinatura paga do X Premium, o alcance nas postagens poderá ser ainda mais restrito. A novidade chega 11 meses após Musk substituir os tradicionais selos de verificação por um sistema de assinatura mensal de R$ 42.
Cada vez mais restrições no X
Essa adição de limitar os comentários apenas para usuários verificados ocorre menos de um mês depois que Musk levantou a ideia de que, em breve, todos os usuários do X precisarão “fazer um pequeno pagamento mensal” para continuar usando a plataforma. Musk afirmou que essa é a única maneira que ele consegue pensar “para combater vastos exércitos de bots”, mas não especificou quando implementaria o sistema de pagamento ou qual seria o valor, se ele realmente seguir adiante com o plano. Anteriormente, Musk afirmou que introduziria um sistema de pagamento já em novembro do ano passado.
O histórico de Musk em cumprir seus grandes planos tem sido, no mínimo, duvidoso, e voltar atrás em seus comentários anteriores parece ser uma característica marcante. No dia anterior à compra do Twitter por um recorde de US$ 44 bilhões em outubro do ano passado, ele afirmou em uma carta aberta aos conselheiros do Twitter que não comprou o aplicativo “porque seria fácil”. Ele acrescentou: “Eu não fiz isso para ganhar mais dinheiro. Eu fiz isso para tentar ajudar a humanidade, que eu amo.” Ele também afirmou: “O Twitter obviamente não pode se tornar um campo de batalha sem lei, onde qualquer coisa pode ser dita sem consequências.” No final das contas, Musk comprou o Twitter porque suas opções legais para sair do negócio haviam desaparecido.
Em abril, o X alterou seu algoritmo de recomendações para promover postagens de usuários verificados. A nova funcionalidade de limitação de respostas apenas para “contas verificadas” no X pode promover narrativas falsas ou simplesmente ser mais uma funcionalidade que as pessoas não usam.
Fonte: Forbes
- Categorias
- Tags