Índice do Artigo

Eita

X (Twitter) desativa compartilhamento de receita de anúncios para posts com desinformação

Elon Musk, proprietário da plataforma, quer incentivar a precisão e reduzir a disseminação de conteúdo falso

Rede social Twitter X
Créditos: Sopa Images/Lightrocket via Getty Images

O dono do X – anteriormente conhecido como Twitter -, Elon Musk, anunciou que a plataforma está desativando o compartilhamento de receita de anúncios em posts que são corrigidos pelo Community Notes, a ferramenta de checagem de fatos colaborativa da rede social. O objetivo é tornar o compartilhamento de informações falsas incendiárias no Twitter menos obviamente e imediatamente lucrativo.

Quaisquer posts que forem corrigidos pelo @CommunityNotes se tornam inelegíveis para compartilhamento de receita“, escreveu Musk em sua conta oficial no domingo (29). “A ideia é maximizar o incentivo para precisão em vez de sensacionalismo.

Pagamentos do X podem gerar problemas

Implementado no início deste ano, o programa de compartilhamento de receita de anúncios do X oferece aos usuários uma parcela da receita dos anúncios exibidos nas respostas às suas postagens. O programa só está disponível para usuários com uma conta paga X Premium ou Organização Verificada, e eles também devem ter pelo menos 500 seguidores e um mínimo de 5 milhões de impressões orgânicas no total em todas as suas postagens nos últimos três meses.

Infelizmente, é amplamente acreditado que as postagens nas mídias sociais têm mais probabilidade de se tornarem virais se forem divisivas, polarizadoras, negativas ou incluírem desinformação. Portanto, se você estava tentando maximizar seus ganhos potenciais de receita de anúncios no Twitter antes de hoje, você era essencialmente incentivado a fazer postagens que incluíam esse tipo de conteúdo.

Ter postagens específicas inelegíveis para receita de anúncios ainda não impedirá que contas verificadas continuem a espalhar desinformação, mas pelo menos elas terão um motivo a menos para fazer isso.

Musk também tentou abordar a possibilidade de pessoas abusarem da nova política do Twitter usando a moderação de conteúdo colaborativa do Community Notes com a intenção de restringir a receita de anúncios em potencial de uma conta.

Vale ‘notar’ que qualquer tentativa de usar o @CommunityNotes como arma para desmonetizar pessoas será imediatamente óbvia, porque todo o código e dados são de código aberto“, afirmou Musk.

Ainda não está claro como o Twitter planeja implementar essa nova política, mas é um passo na direção certa na luta contra a desinformação na plataforma.

Via: TechCrunch