Índice do Artigo

Problemas para Musk

X/Twitter está perdendo usuários ativos diários, confirma CEO Linda Yaccarino

Executiva revela queda de 11,6% no número de usuários ativos diários desde a aquisição da empresa por Musk

Rede social Twitter X
Créditos: Sopa Images/Lightrocket via Getty Images

X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter, está perdendo usuários ativos diários sob a liderança de Elon Musk. A informação foi confirmada pela CEO da empresa, Linda Yaccarino, durante entrevista ao The Verge na conferência Code 2023 da Vox Media.

Yaccarino disse que a empresa atualmente tem 225 milhões de usuários ativos diários, o que representa uma queda de dezenas de milhões de usuários, ou 11,6%, em relação ao período anterior à aquisição da empresa por Musk.

Segundo uma série de tweets postados pelo próprio Musk em novembro do ano passado, o Twitter tinha 254,5 milhões de usuários ativos diários na semana anterior à sua aquisição.

Após a conferência, o X revisou sua contagem de usuários ativos diários para 245 milhões, segundo o The Information. No entanto, mesmo esse número reviso ainda representaria uma perda de milhões de usuários, ou cerca de 3,7%, em relação ao período anterior à aquisição da empresa por Musk.

Na verdade, os usuários ativos diários estão até mesmo abaixo dos números que Musk compartilhou no ano passado, quando ele estava no comando da empresa. De acordo com o tweet de Musk mencionado anteriormente, o Twitter tinha 259,4 milhões de usuários ativos diários em meados de novembro de 2022. Comparado com os usuários ativos diários que o Twitter estava atraindo no final do ano passado sob a liderança de Musk, o X perdeu quase 15 milhões de usuários, uma queda de aproximadamente 5,6%.

Mais transparência para acionistas e investidores

O Twitter começou a compartilhar essa métrica, que a empresa chama de usuários diários ativos monetizáveis ou mDAU, anos antes de Musk até mesmo planejar comprar a empresa. O motivo? Os números de usuários ativos diários do Twitter eram consistentemente mais favoráveis para a empresa do que suas outras métricas quando ela compartilhava seus relatórios trimestrais para investidores e acionistas.

Quando Yaccarino foi questionada pela primeira vez sobre as métricas de usuários durante a entrevista, ela pareceu querer se afastar dessa conversa específica, dizendo que o X tinha entre 200 e 250 milhões de usuários diários. Em seguida, ela moveu a discussão para o recurso Comunidades da plataforma, a resposta da empresa aos Grupos do Facebook, dizendo que o X tinha 50.000 comunidades e que os números de engajamento e o tempo gasto nessas comunidades aumentaram desde junho.

Juntamente com as métricas de usuários ativos diários, Yaccarino também compartilhou que o X agora tem um recorde de 550 milhões de usuários ativos mensais. Isso seria um aumento em relação à métrica de 541 milhões de “usuários mensais” que Musk compartilhou em uma postagem em julho.

No entanto, não está claro quanto do crescimento de usuários ativos mensais aconteceu sob Musk quando comparado ao desempenho da empresa antes de sua aquisição. Isso porque em 2019, o Twitter parou de relatar esse número em favor da métrica de usuários ativos diários. A empresa entrou naquele ano com 321 milhões de usuários ativos mensais, a última métrica de usuários ativos mensais relatada publicamente diretamente pelo Twitter.

Deve-se notar que Musk abandonou os números de usuários ativos diários e mensais em favor de “minutos de usuários sem arrependimentos”, uma métrica aparentemente inventada por Musk.

A perda de usuários ativos diários é uma preocupação para o Twitter porque essa métrica é uma das principais formas pelas quais a empresa mede seu crescimento e sucesso. Os usuários ativos diários também são importantes para os anunciantes, que estão dispostos a pagar mais para veicular seus anúncios em uma plataforma com uma grande base de usuários ativos.

Fonte: The Verge