Índice do Artigo

fim de um ciclo?

Samsung deve encerrar parceria com a AMD na produção de chips Exynos

Samsung estaria procurando por novas alternativas; expectativa é que parceria não dure pelos próximos anos

Samsung deve encerrar parceria com a AMD na produção de chips Exynos
Créditos: Reprodução/YouTube

Rumores recentes indicam que a Samsung está planejando encerrar sua parceria com a AMD na produção de GPUs para seus processadores Exynos. A colaboração, que começou há três anos, pode estar chegando ao fim, com a Samsung buscando desenvolver suas próprias soluções gráficas.

A empresa da Coreia do Sul já havia renovado um acordo de licenciamento com a AMD, mas esse acordo pode ter sido de curta duração. O motivo para essa possível separação pode estar ligado ao desempenho insatisfatório do chip Xclipse 920, que faz parte do Exynos 2200. A Samsung, insatisfeita com os resultados, pode estar buscando alternativas.

O Exynos 2400, que deve ser lançado no próximo ano, pode ser o último chip da Samsung a contar com uma GPU AMD. Esse chip será usado nos modelos Galaxy S24 e Galaxy S24+, e promete trazer o dobro da capacidade gráfica em comparação com o Exynos 2200. No entanto, a Samsung parece estar de olho no futuro e quer mais independência.

Foto: Reprodução/Reddit

Samsung sempre procura pelas próprias soluções

A Samsung está acostumada com desenvolvimento de soluções próprias. A empresa já usou seus designs de CPU Mongoose, mas abandonou devido ao desempenho inferior em comparação com as soluções da ARM. Agora, eles parecem estar prontos para dar um novo passo e desenvolver sua própria GPU.

Mas essa mudança não é apenas sobre chips para smartphones. A Samsung tem planos mais amplos. A empresa quer aumentar sua competitividade em diversos setores, incluindo automotivo e inteligência artificial. Para isso, acredita-se que a Samsung precise de uma GPU desenvolvida internamente.

O time de System LSI da Samsung, responsável pelos processadores Exynos e outros chips, está supostamente por trás dessa mudança estratégica. Eles querem desenvolver tecnologias próprias em várias áreas e se tornar independentes até 2025. Isso inclui não apenas GPUs, mas também sensores de câmera e outros componentes.

Ainda não há confirmação oficial sobre o término dessa parceria. Tudo ainda está no campo dos rumores. No entanto, se essas informações forem verdadeiras, será possível ver uma GPU desenvolvida internamente pela Samsung já no chip Exynos destinado ao Galaxy S25.

Via: SamMobile, WCCF Tech