Índice do Artigo

Poderoso para intermediários

Samsung anuncia oficialmente o Exynos 1480; GPU é até 53% mais rápida

Processador mobile estreou no smartphone intermediário Galaxy A55

Samsung anuncia oficialmente o Exynos 1480; GPU é até 53% mais rápida
Créditos: Divulgação/Samsung

A fabricante sul-coreana Samsung finalmente revelou detalhes do seu mais novo processador para dispositivos móveis. O chipset em questão é o Exynos 1480, produzido pela própria unidade de semicondutores da marca.

O processador apareceu pela primeira vez no Galaxy A55, modelo que deve ser um dos campeões de vendas da Samsung em 2024. Ele é o sucessor natural do Exynos 1380 e foca em aprimoramentos na exibição de gráficos e no uso de inteligência artificial (IA).

O novo Exynos 1480

De acordo com a marca, o processador octa-core é composto por quatro núcleos Cortex-A78 de 2,75 GHz e quatro núcleos Cortex-A55 de 2 GHz. Ele é fabricado na nova arquitetura de 4 nm padrão 4LPP+ da Samsung Foundry.

No geral, isso representa uma economia de energia de 22% em relação à geração anterior. Além disso, a nova GPU Xclipse 530 roda conteúdos em resolução Full HD+ a uma taxa de atualização de 144 Hz — com uma performance 53% mais veloz que o Exynos 1380.

O Exynos 1480 tem jogos mobile como um dos principais focos de melhora. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Ainda em termos gráficos, a Samsung garante que a placa gráfica usa a arquitetura RDNA 3 da AMD, além de fazer upscaling a nível de frames. Ainda não é possível saber na prática o que tudo isso representa, mas a performance para games deve subir consideravelmente — ainda mais em um smartphone intermediário.

Em termos de compatibilidade, o chip suporta memórias padrão LPDDR4x ou LPDDR5 de RAM e armazenamento interno UFS 3.1. Ele ainda aguenta câmeras com sensores de até 200 MP, com gravação em 4K e 60 frames por segundo.

A IA está presente por um motor neural dedicado (NPU) que é quatro vezes mais rápido que o antecessor. O chip conta ainda com um modem 5G embutido, além de suporte para os padrões de conectividade Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.

Por enquanto, o Galaxy A55 é o único dispositivo da Samsung confirmado com o processador. Outros modelos intermediários lançados em 2024 e no ano que vem também devem rodar a partir do chip. Mais detalhes sobre ele podem ser vistos no site oficial da Samsung.

Fonte: Samsung