A fabricante Samsung apresentou nesta sexta-feira (6) novas tecnologias do setor de semicondutores, incluindo os primeiros detalhes da sua próxima geração de chips mobile.
A principal novidade foi o Exynos 2400, o SoC da própria fabricante para dispositivos móveis. Ele deve estrear na linha Galaxy S24 de smartphones, especulada para ser anunciada em janeiro do ano que vem, integrando ainda outros dispositivos top de linha da marca ao longo de 2024.
O modelo terá um desempenho em CPU 1,7x maior que a geração anterior, a Exynos 2200, e uma melhoria considerável de 14,7x na performance de inteligência artificial (IA). Isso permitirá que o processador utilize uma das novas ferramentas apresentadas pela empresa, que é um gerador de imagens com base em comandos de texto.
Além disso, o chip inclui uma GPU Xclipse 940, que é baseada na arquitetura RDNA 3 da AMD. Na prática, isso significa melhorias na renderização gráfica em geral, com ray tracing aprimorado, realismo gráfico e mais imersão em efeitos de iluminação, reflexos e somrbras.
Como a fabricante ainda não anunciou oficialmente o Exynos 2400 e nem detalhou o modelo tecnicamente, ainda não é possível saber em que outros fatores ele deve melhorar os dispositivos da marca. Entretanto, rumores das últimas semanas indicam que ele terá 10 núcleos de CPU, além de permitir sensores de câmera de até 320 MP com gravação em 8K e 60 frames por segundo.
Vale lembrar que esse processador de fabricação da própria marca costuma ser o modelo dos aparelhos top de linha da fabricante lançados no Brasil, enquanto outros mercados recebem a versão com chip Snapdragon, da Qualcomm.
Mais anúncios da Samsung
Os anúncios, que aconteceram da conferência de abertura da Samsung System LSI Tech Day 2023, incluíram ainda promessas de que a companhia vai focar no fornecimento de componentes para sistemas de IAs generativas, como parte da divisão de semicondutores da marca.
Além disso, a Samsung aproveitou para confirmar o futuro lançamento de um novo modem de dados móveis 5G, uma geração mais avançada de conectividade para Internet das Coisas (IoT) e o chip mobile da marca para automóveis, o Exynos Auto V920, que começa a ser fabricado em massa em 2025.
Fonte: Samsung
- Categorias
- Tags