Índice do Artigo

conquistando o mundo

Samsung lidera mercado de celulares em 95 países

Marca representa cerca de 40% do mercado brasileiro

Galaxy S24
Créditos: Samsung/Reprodução

Acredito que para muitos brasileiros isso não seja surpresa, mas apesar do segmento de smartphones ser bem disputado aqui no país, a Samsung é uma das marcas de maior reconhecimento em nosso território. E no restante do mundo não parece ser diferente.

Em uma recente pesquisa a Samsung lidera o mercado de celulares em 95 países. Se pensarmos em concorrências locais ou no quão difícil é se estabelecer em cada mercado, cada um com suas particularidades, liderar em quase cem países é algo grandioso.

Samsung é marca líder quanto a smartphones no Brasil

A sul-coreana Samsung é um dos maiores players do segmento de tecnologia, não apenas fabricando celulares, mas tendo esses dispositivos como um dos seus principais produtos. Ela atua em diversos mercados ao redor do globo e não apenas com smartphones premium – como faz a sua concorrente Apple -, mas também com celulares de menor custo, o que traz um desempenho menor para algumas linhas de aparelhos, mas a coloca como uma opção viável para muitos consumidores.

O relatório elaborado pela Electronics Hub demonstra que essa estratégia da Samsung é acertada e a coloca como líder de mercado em 95 países. Neste relatório a empresa analisa a participação de várias fabricantes de smartphones em 171 países, onde a Samsung está a frente das concorrentes em 95 países, seguida pela Apple, que lidera em 51 países. Já as marcas chinesas, somadas, têm a liderança em 25 países.

Relatório Electronics Hub
Electronics Hub/Reprodução

A maior liderança da Samsung é em Fiji, com uma quota de mercado de 74%, o que é 14% superior a seu país sede, a Coreia do Sul. Outros mercados que podemos destacar onde a Samsung lidera com folga são Somália com 71,89% e na Guiana com 64,72%.

Aqui no Brasil, por ter um vasto catálogo e atender diversas classes econômicas, a Samsung lidera, se apoderando de 40,7% do mercado. Essa liderança também se reflete em quase toda América do Sul, com destaque para o Paraguai com 62,9%, Suriname com 57,5% e Argentina com 51,6%. 

Relatório Electronics Hub
Electronics Hub/Reprodução

Apesar de não ser um mercado predominante premium, a liderança da Samsung aqui no Brasil é uma grande conquista, por ser um mercado com uma variedade de marcas muito grande – inclusive as chinesas. Já a Apple tem a liderança em mercados como o norte-americano e o europeu.

E você, consumidor, qual marca prefere utilizar? Deixe seu parecer abaixo, nos comentários.

VIA: Electronics Hub