Índice do Artigo

As baterias do amanhã?

Samsung testa bateria revolucionária de 20.000 mAh com tecnologia silício-carbono

Testes da Samsung com bateria de 20.000 mAh de silício-carbono: detalhes técnicos, desafios do inchaço e o futuro da capacidade em celulares!

Samsung testa bateria revolucionária de 20.000 mAh com tecnologia silício-carbono
Créditos: Wccftech

O avanço tecnológico nunca para: Samsung testa bateria revolucionária de 20.000 mAh com tecnologia silício-carbono!

A sul-coreana segue em pesquisa para superar a capacidade de suas baterias atuais. Enquanto o mercado chinês avança com modelos de 10.000 mAh, a Samsung SDI conduz testes com um novo projeto de bateria de 20.000 mAh.

Esta tecnologia emprega uma arquitetura de células duplas de silício-carbono, um material diferente do grafite usado nas baterias tradicionais de íons de lítio.

O ânodo de silício-carbono tem potencial para reter muito mais íons de lítio. Essa característica pode permitir baterias com capacidade significativamente maior, mantendo um perfil físico fino (ou seja, os celulares equipados com essas baterias não precisarão ser mais grossos).

A diferença prática fica clara em comparações dos produtos disponíveis, nas quais baterias de silício-carbono já oferecem maior capacidade, e isso mantendo espessuras similares.

Detalhes técnicos da bateria experimental de células duplas

O protótipo em avaliação pela Samsung SDI é composto por duas células empilhadas. A célula primária tem 12.000 mAh e 6,3 mm de espessura. A secundária possui 8.000 mAh e foi projetada com 4 mm de espessura. Ambas compartilham as mesmas dimensões de comprimento e largura.

CélulaCapacidadeEspessura originalDimensões (L × A)Espessura após inchaço
1 (Primária)12.000 mAh6,3 mm10 cm × 6,8 cm
2 (Secundária)8.000 mAh4 mm10 cm × 6,8 cm7,2 mm

Leia mais

Samsung testa bateria revolucionária de 20.000 mAh com tecnologia silício-carbono; conclusões

De toda forma, conforme mencionado na tabela acima, os testes recentes revelaram um obstáculo técnico considerável.

A célula secundária de 8.000 mAh sofreu um inchaço de aproximadamente 80% durante os experimentos, passando de 4 mm para 7,2 mm de espessura. Este fenômeno indica que a tecnologia ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento.

O perfil Ice Universe, no X (antigo Twitter), mencionou que fabricantes chineses podem lançar smartphones com 15.000 mAh nos próximos três anos.

Para finalizar, ressaltamos que, enquanto a Samsung trabalha na solução dos problemas de estabilidade, sua linha de smartphones topo de linha, como a futura série Galaxy S26, deve manter baterias próximas de 5.000 mAh. Essa aparente estagnação tem sido alvo de comentários negativos por parte dos usuários e entusiastas de tecnologia.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções