O hotel europeu de 4 estrelas Romantik Seehotel Jägerwirt foi vítima de vários ataques hacker desde o início da temporada de turismo de inverno por lá. Por isso, eles resolveram voltar alguns anos no tempo e escolheram substituir cartões magnéticos por fechaduras e chaves convencionais nas suas portas.
Num dos ataques, os sistemas de computador do hotel foram infectados por ransomware, e ficaram inacessíveis para os empregados de lá. Os hackers mantiveram o hotel como uma espécie de refém. Afinal, não tinha como mexer nem na caixa registradora e nem como registrar novos cartões.
Ou seja, mais de 180 hóspedes ficaram numa situação onde não podiam entrar nos quartos que reservaram. Por isso, a direção do hotel acabou pagando o dinheiro do resgate para os hackers.
Eles pagaram o equivalente a € 1,5 mil (R$ 5 mil) em bitcoins para terem seus sistemas liberados e colocar seus hóspedes de volta nos quartos.
“Na próxima reformas dos quartos, nós planejamos restaurar as portas com fechaduras e chaves de verdade, como no tempo dos nossos bisavôs”, disse o gerente do hotel.
Segundo ele, os hackers tentaram promover um novo ataque desde então, mas que agora os computadores já estão todos rodando offline. A polícia da Áustria ainda não identificou os culpados pelos ataques.
- Categorias
- Tags