A polícia chinesa começou a utilizar um óculos equipado com um software de reconhecimento facial para aprimorar o monitoramento dos cidadãos, visando melhorar a segurança em estações de trem para o Ano Novo Chinês, que acontece em 16 de fevereiro.
De acordo com informações compartilhadas pelo The Verge, os testes com o equipamento estão sendo feitos na maior estação da cidade de Zhengzhou. Desenvolvido pela empresa chinesa LLVision Technology Co, o óculos é bastante similar ao Google Glass e trabalha junto com o banco de dados da polícia.
Segundo informações vindas da mídia local, o sistema já rendeu frutos para a polícia chinesa: sere criminosos foram presos e 26 pessoas foram proibidas de viajar porque portavam documentos falsos.
LLVision Technology Co disse que o sistema é capaz de encontrar dados de uma pessoa em 100 missegundos em uma lista de 10 mil suspeitos. Com toda essa potência, o sistema tem levantado debates sobre vigilância e privacidade no país, algo que já é bastante comum.
A China possui um sistema de monitoramento interligado com mais de 170 milhões de câmeras que, até 2020, deve ter 600 milhões de dispositivos instalados pelas ruas do país.
Via: The Verge
- Categorias
- Tags