Índice do Artigo

Notícias

Vírus que se esconde na memória do PC já atinge mais de 100 instituições mundialmente

De acordo com um relatório da empresa de antivírus russa Kaspersky Lab, um novo vírus do tipo “fileless”, que não deixa arquivos no computador, já infectou pelo menos 140 instituições bancárias, governamentais e de telecomunicações ao redor do mundo.

Segundo as informações, os Estados Unidos é o país com mais casos envolvendo o vírus. O Brasil é a segunda maior vítima na América Latina com seis vítimas, ficando atrás da Colombia, que já teve nove empresas infectadas pelo malware.

Segundo a Kaspersky, o vírus em questão se aproveita de falhas de segurança em servidores para chegar em máquinas pessoais das empresas e roubar informações. Utilizando ferramentas de programação como o Windows Powershell, o malware se esconde na memória RAM dos dispositivos e não deixa arquivos no computador, o que dificulta o trabalho de softwares de antivírus para encontrar e remover a ameaça.

Este tipo de vírus não é novo, porém, o crescimento de casos no início de 2017 chamou a atenção dos especialistas em segurança online. A Kaspersky está investigando os casos e pretende revelar informações sobre o malware em abril, além de medidas preventivas para evitar ser hackeado pela ameaça.