Índice do Artigo

Lançamento em 2024

MediaTek supera Qualcomm e Samsung e anuncia chipset de 3 nm

SoC fabricado pela MediaTek será lançado em 2024 e é o primeiro modelo para Android com o processo mais avançado da TSMC.

MediaTek Dimensity
Créditos: Divulgação MediaTek

Atualmente a Apple possui o direito de toda a produção de chips com o semicondutor de 3 nm da TSMC de 2023. Mas a partir do ano que vem outras fabricantes começarão a usar esses chips, com a MediaTek revelando nesta quinta-feira que vai ser uma das primeiras a lançar um chipset com essa tecnologia para celulares Android.

A fabricante confirmou em uma nota oficial que “desenvolveu com sucesso seu primeiro chip usando a tecnologia de ponta de 3 nm da TSMC“. Esse novo chipset deverá ser o próximo topo de linha da família Dimensity e começará a ser produzido no ano que vem.

O presidente da MediaTek, Joe Chen, afirmou que o novo semicondutor permitirá a criação de chips “o mais alto desempenho e soluções de qualidade aos nossos clientes”. Infelizmente a fabricante não revelou qual deverá ser o primeiro chipset feito com o semicondutor de 3 nm.

Mas a empresa destaca com a tecnologia mais refinada da TSMC o SoC deve apresentar melhorias significativas de desempenho. De acordo com a fabricante, o novo chip poderá ter uma velocidade até 18% mais rápida mesmo operando na mesma frequência que a tecnologia antecessora. Com um consumo de energia até 32% menor.

MediaTek Dimensity 9200
Divulgação MediaTek

MediaTek Dimensity 9400 com processo de 3 nm?

Infelizmente a MediaTek não revelou qual deverá ser o primeiro chipset Dimensity a ser feito com o novo processo da TSMC. Mas espera-se que o próximo topo de linha da fabricante, o Dimensity 9300, o seja lançado ainda neste ano.

É possível que a fabricante lance uma versão atualizada do DT 9300 com o processo de 3 nm na primeira metade do ano que vem. Mas o mais provável é que o Dimensity 9400 seja o primeiro modelo da fabricante a contar com o processo de 3 nm.

Vale a pena destacar que atualmente a TSMC está tendo que lidar com uma alta demanda da Apple. Que irá utilizar a nova tecnologia para a criação de SoCs Apple Silicon para smartphones e computadores. Devido a isso é possível que a fornecedora não consiga lidar com a demanda da MediaTek no começo de 2024.

O que fortalece a expectativa de que o primeiro chipset com o nó de 3 nm da TSMC para Android seja o Dimensity 9400.

Fonte: MediaTek Via: SamMobile