Índice do Artigo

Autonomia reforçada!

Próximo Samsung Galaxy Ultra deve ter bateria acima de 5.000 mAh

Evolução da bateria dos Galaxy Ultra e nova GPU própria da Samsung: saiba tudo sobre os próximos avanços nos smartphones e chips Exynos.

Próximo Samsung Galaxy Ultra deve ter bateria acima de 5.000 mAh
Créditos: Unsplash

O futuro é promissor: próximo Samsung Galaxy Ultra deve ter bateria acima de 5.000 mAh! Isso é uma boa notícia, pois os modelos dessa linha enfrentam uma questão recorrente em relação à autonomia.

A capacidade das baterias tem ficado atrás da oferecida por concorrentes chineses, impactando a percepção de valor dos aparelhos para quem prioriza autonomia.

Essa situação mostra sinais de evolução. A série Ultra manteve por anos a mesma capacidade de 5.000 mAh, padrão estabelecido desde o Galaxy S20 Ultra, em 2020.

Bateria dos Galaxy UltraCapacidade estagnada em 5.000 mAh desde 2020; pode aumentar para 5.200 mAh no S26 Ultra.
Mercado e concorrênciaAutonomia tem ficado atrás de rivais chineses, afetando a percepção de valor dos aparelhos.
Galaxy A07 5G (bateria)Modelo básico com certificação no Brasil aponta para bateria grande de 6.000 mAh.
GPU dos processadores ExynosSamsung desenvolve arquitetura gráfica própria para substituir a atual.
Lançamento da GPU própriaPrevisão de estreia no chip Exynos 2800, programado para 2027.
Motivo para GPU própriaBusca de otimização superior para funções de IA e software específico da Samsung.
Futuro da GPU SamsungTecnologia será aplicada além de smartphones, como em carros autônomos e robótica.

Capacidade de bateria do Galaxy S26 Ultra deve ser ampliada

Reforçando a situação descrita acima, indícios sugerem que a barreira das 5.000 mAh será superada. Relatos apontam que o próximo Galaxy S26 Ultra deve sair de fábrica com uma bateria de 5.200 mAh.

O aumento de 200 mAh, ainda que modesto, representa uma mudança simbólica. Ele indica que a Samsung começa a direcionar mais atenção a este componente.

De toda forma, vale a pena ressaltar que especialistas frequentemente citam regulamentações dos Estados Unidos como um fator limitante para baterias maiores em dispositivos no mercado americano.

Modelos básicos da Samsung já testam baterias de alta capacidade

Um segundo indicador surge da linha Galaxy A, de modelos básicos. O futuro Galaxy A07 5G, conforme certificação no Brasil, deve contar com uma bateria de 6.000 mAh.

A introdução de uma capacidade tão alta em um modelo de entrada antes dos topo de linha é notável. Isso pode ser uma estratégia de teste da Samsung em mercados específicos, ou um sinal de que a tecnologia está sendo preparada para futuros lançamentos globais.

A empresa poderia adotar soluções como o uso de múltiplas células para contornar eventuais limitações regulatórias.

Samsung desenvolve GPU própria para futuros chips Exynos

Em outro front de desenvolvimento, a Samsung trabalha em um componente gráfico próprio. A empresa coreana está criando uma arquitetura de GPU personalizada para seus processadores Exynos.

A informação foi reportada pela publicação sul-coreana Hankyung. A nova GPU proprietária está prevista para estrear no chip Exynos 2800, com lançamento esperado para 2027. Se usado em hipotéticos modelos Samsung Galaxy S27, esse processador traria a GPU customizada.

Motivação por trás do desenvolvimento de uma GPU própria

A parceria da Samsung com a AMD, que fornece a arquitetura gráfica RDNA para os Exynos atuais, continua. Chips como o Exynos 2400 e os intermediários 1480 e 1580 utilizam essa tecnologia.

No entanto, uma GPU totalmente desenhada internamente permitiria um controle mais preciso. O objetivo é otimizar o hardware para funções de inteligência artificial (IA) e para o software específico da Samsung, seguindo uma estratégia similar à adotada pela Apple em seus processadores.

Leia mais

Próximo Samsung Galaxy Ultra deve ter bateria acima de 5.000 mAh; conclusões

Os planos para a GPU personalizada da Samsung não se restringem a celulares. A sul-coreana pretende eventualmente aplicar essa tecnologia em outras categorias de produtos.

A empresa vislumbra o uso dessa tecnologia em óculos inteligentes, sistemas de infotenimento para veículos, carros autônomos e robôs humanoides.

O projeto reflete uma ambição de criar soluções de processamento gráfico unificadas para diversas frentes de inovação.

E aí? O que achou das novidades? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fontes: Phone Arena | Android Authority

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado

Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções