Índice do Artigo

Notícias

Startup de saúde lança app CUCO, primeira "enfermeira digital" do Brasil para ajudar em tratamentos de saúde

A startup de saúde CUCO criou um aplicativo que leva o mesmo nome da empresa: Dr. CUCO, um assistente de saúde que também pode ser chamado de “Enfermeira Digital“.

A proposta do app, que é o primeiro deste tipo a ser disponibilizado no Brasil, é oferecer o auxílio em tempo integral, acompanhando o tratamento de saúde dos pacientes, lembrando-os da hora certa de tomar seus medicamentos, educando-os com conteúdos de saúde de acordo com suas doenças e tratamentos, e informando familiares e amigos quando o paciente esqueceu de tomar o remédio na hora certa.

Por meio de conceitos de games, a nova versão do aplicativo foi lançada esta semana e permite que o paciente acompanhe seu histórico de saúde e seja estimulado a seguir o tratamento corretamente até o final. O aplicativo, que é gratuito, possui diversas funcionalidades que ajudam pacientes e familiares em seus desafios de saúde. Você pode encontrá-lo na App Store neste link e no iTunes neste link.

Algumas funções do app:
– Lembre-se de tomar seus medicamentos com o CUCO (despertador de remédios);
– Lista de Medicamentos da Anvisa;
– Histórico do seu Tratamento sempre em mãos;
– Mensagens e dicas sobre tratamentos e doenças;
– Crie seu time de saúde no aplicativo e receba alertas quando alguém do seu time esquecer de tomar o remédio;
– Uma incrível Enfermeira Digital para pacientes de operadoras de saúde e hospitais parceiros do CUCO, o qual utiliza tecnologias do IBM Watson (um sistema cognitivo inteligente para interação entre pessoas e sistemas digitais).

A IBM oferece apoio às startups pelo programa GEP – Global Entrepreneur Program, que disponibiliza uma série de benefícios e apoio para que as startups possam aproveitar o máximo das últimas tecnologias lançadas pela empresa. Nos próximos meses, além das enfermeiras responderem as perguntas por chat via texto, elas também estarão preparadas para interpretar e responder pacientes por voz, o que torna a conversa com os pacientes ainda mais natural.