Após muito tempo respirando por aparelhos, as TVs 3D finalmente poderão descansar em paz. Após a Samsung ter desistido deste mercado no fim de 2016, a LG e a Sony anunciaram que vão encerrar sua produção de aparelhos com a tecnologia.
Além das três grandes empresas de TVs, outras fabricantes menores como Sharp, TCL e Hisense também não apresentaram novidades durante a CES 2017. Já a empresa norte-americana Vizio foi bastante vanguardista e não anuncia TVs 3D desde 2013, de acordo com o CNET.
Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG, falou ao CNET sobre o abandono do 3D em TVs. Segundo o executivo, a tecnologia nunca caiu no gosto do público, o que acabou levando a morte do recurso.
“A capacidade 3D nunca foi aceita universalmente pela indústria para uso doméstico, e também não é um fatos chave na hora da compra de uma nova TV”
– Tim Alessi, da LG
A Sony também justificou o fim das TVs 3D com o baixo mercado para a tecnologia. “Baseado em pesquisas de mercado, nós decidimos parar o suporte de 3D em nossos modelos de 2017”, disse um representante da empresa.
As TVs 3D começaram a aparecer em peso no mercado a partir de 2010, após o sucesso de “Avatar” nos cinemas. As empresas, produtoras e emissoras de TV apostaram suas fichas na tecnologia com programação 24 horas em 3D e edições especiais de filmes em 3D.
Porém, desde o início, as TVs 3D não ganharam tanta popularidade com os consumidores, que acabou decaindo ainda mais com o passar do tempo. Em 2012, as TVs 3D representavam 23% das vendas de TVs mundialmente. Em 2016, o número já caiu para 8%.
Com a constante queda do 3D, as fabricantes de TVs começaram a apostar em outros recursos para atrair os consumidores, incluindo tecnologias como resolução 4K, pontos de quantum, HDR e outras siglas que podem ser entendidas neste artigo.
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