A Amazon Prime Video revelou seus planos para o ano de 2024 nos Estados Unidos e ela pretende realizar um movimento que afetará milhões de assinantes. A plataforma de streaming adicionará propaganda nos planos comuns, cobrando um valor adicional de US$2,99 mensais para uma exibição sem este conteúdo. A ação reflete o que também foi visto na Netflix, HBO Max e na Disney+ durante este ano.
As três aumentaram o preço de suas assinaturas padrão, sem propaganda, e incluíram tiers mais econômicas – porém, com a exibição de ads antes das séries e filmes para ganhar também com publicidade. A intenção era de trazer planos mais acessíveis, porém que não significassem uma queda nos lucros dos executivos. Apesar da revelação ser reservada apenas ao público nos EUA, não deve demorar muito para ser integrada ao mercado global – incluindo o Brasil – futuramente.
Enquanto poderá ver The Continental, Gen V, a segunda temporada de Invencível e até o filme 16 Facadas sem este pagamento adicional, a Amazon Prime Video fará esta alteração ainda antes da estreia dos principais carros-chefes de sua plataforma: a quarta temporada de The Boys e a segunda de Anéis do Poder. Mais detalhes de sua estratégia devem ser divulgados conforme seu plano avançar em cada região.
A Amazon Prime Video segue o ritmo
É notável que a movimentação das plataformas de streaming segue o mesmo ritmo, com mudanças sendo aplicadas em uma delas e as demais repetindo ao ver que o custo-benefício pode ser favorável para o seu lado. A Amazon Prime Video, até o momento, não aderiu ao corte de compartilhamento de contas como as demais, assim como não se viu obrigada a remover conteúdo pela manutenção de seus custos e licenciamento.
No entanto, a adição de propaganda pode ter chamado a atenção deles justamente por envolver uma quantia maior de lucros (via assinantes + anunciantes) e sem impactar as suas produções e imagem de forma tão negativa. Considerando que, em todo o planeta, eles se mantiveram cobrando o menor preço possível – que inclui, além do streaming, frete grátis para vendas feitas no marketplace e acesso a outros serviços como o Gaming – é uma decisão até tardia para retomarem as rédeas e manterem os lucros no alto.
Fonte: The Hollywood Reporter
- Categorias
- Tags