A plataforma de streaming Netflix adicionou ao catálogo do serviço nesta quarta-feira (11) uma nova série documental e original sobre um tema bastante polêmico: cigarros eletrônicos.
Big Vape é uma série documental em quatro episódios que fala sobre o fenômeno dos vapes desde a sua criação, contando principalmente a ascensão e queda de uma das empresas pioneiras no setor. Cada capítulo tem pouco mais de 45 minutos e lida com um tema diferente: a criação da tecnologia, a atração do público jovem, a revolta de parte da sociedade e a crise gerada no setor da saúde.
Veja abaixo o trailer da série documental:
A trajetória narrada é a da Juul, startup norte-americana fundada por dois universários que foi a responsável por criar o visual dos cigarros eletrônicos modernos, que lembram um pendrive e podem ser “carregados” com diferentes essências — e que, supostamente, seriam menos viciantes e danosos à saúde que o uso do tabaco.
Leia a sinopse completa da produção da Netflix: “Nesta série documental, uma startup de cigarros eletrônicos se torna uma empresa multibilionária até que uma epidemia transforma todo o seu sucesso em fumaça.”.
A direção é de R.J. Cutler, da série American High e dos documentários A História do Hino Americano e Billie Eilish: The World’s a Little Blurry. O roteiro é baseado no livro Big Vape: The Incendiary Rise of Juul (Big Vape: A Ascensão Incendiária da Jull, em tradução livre), obra de Jamie Ducharme ainda inédita no Brasil.
Big Vape na Netflix
Além de falar sobre a Juul, que chegou a ser avaliada em US$ 38 bilhões no auge da tecnologia, em 2018, o documentário mostra como o consumo desenfreado e não regulado desse aparelho por jovens levou algumas pessoas a desenvolverem doenças antes relacionadas apenas ao cigarro.
A série não tem depoimentos dos fundadores da marca, que se recusaram a participar do documentário, mas imagens de arquivo mostram toda a trajetória da companhia.
Além disso, ela traz depoimentos de funcionários e investidores da Juul, além de jornalistas que cobriram o caso na época e vários adolescentes que são usuários frequentes de vape.
Fonte: Netflix
- Categorias
- Tags