A concorrência no setor brasileiro de streaming está cada vez mais acirrada. Na última sexta-feira (24), novos dados vieram à tona e revelaram a amplitude da competição que envolve importantes players nacionais e gigantes globais. De acordo com informações divulgadas pela Kantar Ibope Media, o Globoplay ultrapassou a Amazon Prime Video em audiência no mês de janeiro de 2023, mas ainda se encontra em segundo lugar atrás da líder do mercado, Netflix. No entanto, fontes do setor afirmam que, em termos de usuários totais – incluindo assinantes pagos e não pagos – o Globoplay já seria o maior do mercado.
Segundo informações divulgadas pela plataforma independente FlixPatrol, que compila dados de assinantes das plataformas de streaming pelo mundo, o Globoplay se consolidou como a plataforma com mais usuários no Brasil, superando até mesmo os gigantes americanos como Netflix, Amazon Prime Video e Disney Plus.
Segundo o portal Deadline, utilizado como base, a Globo possui 101,6 milhões de usuários em todos os seus produtos digitais, incluindo uma base de 30 milhões de usuários para seu serviço de assinatura e anúncios no Globoplay.
De acordo com a FlixPatrol, isso representaria quase o dobro do número de assinantes da Netflix no Brasil, que possui 15,3 milhões de usuários. Vale lembrar que a Netflix informou, em seu último relatório trimestral, que conta com 41,7 milhões de usuários na América Latina, sem especificar a quantidade por país.
Netflix continua líder em audiência
Os dados da Kantar Ibope Media fazem parte da Cross Platform View (CPV), uma plataforma que mede a audiência da TV linear (TV aberta e TV paga), do video on demand (VOD) e do streaming no Brasil.
Apesar do crescimento significativo do Globoplay, a líder do mercado de vídeo sob demanda, Netflix, ainda mantém a liderança em participação de audiência, com 4,8% do total em janeiro. Enquanto isso, a empresa do grupo Globo atingiu 0,7% da audiência, ultrapassando a Amazon Prime Video e outras plataformas de vídeo sob demanda, que tiveram 0,5% da audiência cada uma.
As plataformas de streaming ainda representam uma pequena fatia do mercado, respondendo por apenas 6,5% da audiência total. Em contrapartida, a TV Linear – que engloba a TV aberta e a TV paga – detém a esmagadora maioria, com 84,8% de participação (sendo 73% da TV aberta e 11,8% da TV paga).
Já o YouTube, que é classificado pela Kantar como uma plataforma de compartilhamento de vídeo, alcançou 8,7% da audiência no Brasil durante o mês de janeiro.
Via: Bloomberg Linia
- Categorias
- Tags