Índice do Artigo

Notícias

Netflix é a plataforma de streaming mais cancelada, mas também a mais amada; entenda

Pesquisa apontou que serviço foi o que mais teve descontinuações no Brasil, apesar de liderar rankings de preferência; concorrência e preços são fatores

Netflix é a plataforma de streaming mais cancelada, mas também a mais amada; entenda
Créditos: Reprodução/Pixabay

A Netflix pode ser considerada como um streaming que atinge extremos. Apesar de ter sido confirmada por diversos levantamentos como o serviço mais utilizado pelos brasileiros, caso dos estudos de RankMyApp e JustWatch, ela é, ao mesmo tempo, o mais cancelado, segundo recente relatório da Hibou.

De acordo com dados referentes a 2023, dos 1400 usuários que participaram de pesquisa da empresa de monitoramento de mercado e consumo, 33% desistiram de suas assinaturas na plataforma, que foi seguida de perto pelo Amazon Prime Video, com 28%. Dentre as maiores da área, a que teve maior retenção foi a HBO Max, com 13% de cancelamentos.

A grande taxa de descontinuações pode ser especulada de diversas maneiras, uma delas é o aumento da concorrência. A Netflix foi a primeira a estourar e, por isso, deteve um ‘monopólio’ durante algum tempo. Com o surgimento de outros serviços, é natural que os clientes fiquem mais ‘espalhados’.

Fatores envolvem economia e experiência do usuário

Os entrevistados pelo levantamento da Hibou apontaram que o preço, bem como o custo-benefício, estão entre os principais motivos para cancelar um plano, sendo 58% deles restritos pelo aspecto financeiro. O catálogo também é um ponto importante para 26%, com mais 28% apontando a falta de lançamentos como um fator – vale lembrar que não responderam especificamente sobre Netflix, mas a respeito dos serviços em geral.

E não adianta ter um vasto cardápio de séries, filmes e outras produções se a experiência do usuário não for boa. Lígia Melo, coordenadora de pesquisa e sócia da Hibou, observou que os clientes também levam em conta integrações disponíveis com equipamentos e facilidade de uso. Como informado por ela, 42% prezam pela qualidade de navegação e 17% demandam um app específico para a Smart TV. Configurações personalizadas também são vistas como essenciais para “3 em cada 10”, de acordo com a executiva.

Em dezembro de 2022, a Netflix liderou um levantamento da RankMyApp sobre downloads de aplicativos de streaming no Brasil, com média de 1,1 milhões de downloads por mês, e, logo em seguida, esteve na ponta de outra pesquisa, desta vez da JustWatch, que a colocou como a preferida de 30% dos assinantes no país. Apesar da vasta concorrência e preços criticados em algumas ocasiões, ela segue firme e forte, mas vê ameaças cada vez mais constantes.

Via: Minha Operadora

Via: Minha Operadora