
O show foi bem aproveitado: Dolby estabelece novo padrão para o entretenimento premium na CES 2026!
A empresa mostrou como suas soluções estão moldando a produção, a distribuição e o consumo de conteúdo audiovisual. As demonstrações contemplaram melhorias visuais, sistemas de som para automóveis e a evolução da transmissão por streaming.

Parceria entre Dolby e Peacock eleva a qualidade do streaming
A Peacock, serviço da NBCUniversal e atualmente somente disponível na Claro TV + no Brasil, tornou-se a primeira plataforma de streaming a implementar o portfólio completo de tecnologias de imagem e som da Dolby.
Segundo John Couling, vice-presidente sênior de Entretenimento da Dolby Laboratories, a meta é tornar experiências de alta qualidade acessíveis em diversos ambientes.
A integração conta com o extenso catálogo da Peacock, com filmes, séries originais e transmissões esportivas.
A partir desta colaboração, a Peacock passará a oferecer suporte a Dolby Vision e Dolby Atmos em eventos esportivos ao vivo, como os jogos da NFL, NBA e MLB.
A plataforma também adotará, em uma fase posterior, as tecnologias Dolby Vision 2 e Dolby AC-4, voltadas para maior realismo de imagem e clareza de diálogos.
Sistema de áudio da LG e novas TVs recebem tecnologia Dolby
Em conjunto com a LG, a Dolby apresentou o LG Sound Suite, um sistema modular que utiliza a tecnologia Dolby Atmos FlexConnect.
A solução permite até 27 configurações de alto-falantes para criar uma experiência de áudio cinematográfica. A LG também anunciou que trará o Dolby Atmos FlexConnect para algumas de suas TV Premium por meio de atualização de software.
O Dolby Vision 2, evolução do padrão de imagem, foi confirmado para futuros modelos de televisores de várias marcas. A tecnologia utiliza o mecanismo Content Intelligence e o recurso Authentic Motion para melhorar a qualidade da imagem em aparelhos modernos.
Tabela de disponibilidade de TVs com Dolby Vision 2
A tabela a seguir resume os planos das fabricantes para incorporar a tecnologia Dolby Vision 2 em seus produtos.
| Fabricante | Modelos e séries previstos | Forma de implementação |
|---|---|---|
| Hisense | TVs MiniLED RGB 2026 (séries UX, UR9, UR8) e outras MiniLEDs. | Incorporação direta e via atualização de software (OTA). |
| TCL | Séries 2026 X QD-Mini LED e Série C. | Atualização de software (OTA) futura. |
| TP Vision (Philips) | TVs OLED 2026, incluindo as séries Philips OLED811, OLED911 e o modelo OLED951. | Incorporação direta nos produtos. |

Impacto das tecnologias Dolby no mercado de entretenimento
As iniciativas apresentadas no evento refletem a estratégia da Dolby de expandir o alcance de suas tecnologias. A parceria com a Peacock indica uma tendência de elevação do padrão de qualidade nas plataformas de streaming.
Não menos importante, a adoção do Dolby Vision 2 por múltiplas fabricantes de TV sugere que o padrão deve se tornar mais comum nos próximos anos.
A integração do Dolby Atmos FlexConnect em sistemas de som e TVs visa simplificar a configuração de áudio imersivo em ambientes domésticos.
Esses movimentos, em conjunto, buscam padronizar experiências audiovisuais de alto nível em diferentes dispositivos e serviços.
Integração com smartphones e acessórios amplia o acesso à tecnologia
A conexão entre smartphones e entretenimento no carro foi outro ponto abordado. A Dolby e a Mercedes-Benz apresentaram na CES a implementação de Áudio Espacial com Dolby Atmos no Apple CarPlay.
A solução funciona na linha mais recente da marca, que inclui os modelos elétricos GLC, CLA e GLB. Com isso, os ocupantes podem reproduzir faixas em Dolby Atmos de serviços como Apple Music diretamente no sistema do veículo.
Para estender a tecnologia a donos de carros mais antigos, a Pioneer introduziu o receptor automotivo SPHERA. O dispositivo é descrito como o primeiro no mundo a trazer o Dolby Atmos como parte de seu projeto.
Desenvolvido para funcionar em configurações a partir de quatro canais, o SPHERA tem o objetivo de tornar a experiência de áudio imersiva acessível para uma parcela maior de motoristas, independentemente do modelo do veículo.
Leia mais
- Echo Studio mostra que tamanho (nem sempre) é documento
- Dolby e LG apresentarão sistema modular de Home Audio na CES 2026
- Três fabricantes de TVs já confirmaram suporte para o Dolby Vision 2; veja quais
Parcerias estratégicas moldam o futuro do entretenimento nos automóveis
A Dolby também focou em novas aplicações para a plataforma. A empresa colaborou com a SmashLabs, que utilizou o software Wwise da Audiokinetic, para adaptar jogos com áudio multicanal a veículos com Dolby Atmos. A iniciativa explora formatos de entretenimento interativo durante viagens longas.
Outra parceria apresentada foi com a Qualcomm. As empresas trabalham para integrar os produtos automotivos da Dolby, como Dolby Vision, Dolby Atmos e o codec Dolby AC-4, à plataforma Snapdragon Automotive Gen 5.
A integração serve como uma referência para fabricantes que desejam incluir essas tecnologias em seus futuros sistemas de infoentretenimento.
Para finalizar, ressaltamos que o codec Dolby AC-4 tem a capacidade de reduzir os custos com dados de áudio em até 60%, mantendo a qualidade da transmissão e com muita otimização.
E aí? O que achou das novidades? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: Site oficial
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções