Índice do Artigo

Notícias

Fábrica chinesa aumenta a produtividade em 250% após substituir humanos por máquinas

As máquinas começaram a tomar o lugar de empregados humanos na China e estão entregando resultados impressionantes. A Changying Precision Technology Company (CPTC), empresa que fabrica smartphones, substituiu 590 funcionários por robôs automatizados. O resultado: um aumento de 250% na produtividade e apenas 5% de produtos defeituosos.

Além disso, com a queda no número de funcionários de carne e osso, as falhas humanas diminuíram em 80%. Segundo o Monetary Watch, a fábrica mantém 60 funcionários para tomar conta das instalações e fazer a manutenção das máquinas, mas o quadro deve diminuir em 2017. De acordo com Luo Weiqiang, gerente da companhia, o plano é manter apenas 20 empregados no futuro.

Desde 2015, cidade chinesa de Dongguan vem investindo na substituição de humanos por máquinas para aprimorar linhas de produção. Como era de se esperar, a tendência já está se espalhando pelo mundo e isso deve se tornar cada vez mais normal, o que já tem mobilizado sindicatos de trabalhadores.

A fabricante de carros elétricos Tesla e a Uber, por exemplo, estão trabalhando para lançar veículos 100% autônomos nos próximos anos e, junto com isso, dispensarem motoristas em serviços de corrida. No começo do ano, um dos maiores sindicatos de Nova York se mostrou contrário a ideia, pedindo que a tecnologia seja proibida por 50 anos com o objetivo de garantir empregos para os humanos.