Depois de Elon Musk, o governo dos Estados Unidos demonstrou interesse em conectar o cérebro humano com máquinas e anunciou um investimento de US$ 65 milhões para pesquisas na área.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou que pretende gastar o montante buscando inovações na área de “ciborguização” através do programa Neural Engineering System Design (NESD).
O objetivo da iniciativa é desenvolver um “sistema implantável capaz de oferecer comunicação precisa entre cérebro e o mundo digital”. Basicamente, um chip que pode codificar informações do cérebro e mandá-las para computadores.
O órgão do governo vai trabalhar com diversas instituições de ensino e pesquisa para criar e desenvolver novas tecnologias para tornar o sistema de conexão real.
“As organizações vão desenvolver e pesquisar componentes básicos para alcançar a visão da NESD de uma interface neural integrada de alta resolução para criar e demonstrar sistema capazes de dar suporte para terapias e restaurações sensoriais”
– Departamento de Defesa dos Estados Unidos
As fases iniciais do projeto vão demorar cerca de um ano para sair do papel e envolvem a criação de um hardware simples para conexão e um software capaz de gerar uma interfce básica. Em seguida o projeto será refinado e passará pela aprovação de órgãos regulatórios do país.
Levando em conta a complexidade da iniciativa, talvez demore um pouco para vivermos em um sistema ao estilo Matrix. Como o dono da Tesla e até o Facebook já declararam interesse em conectar o cérebro humano às máquinas, a corrida para transformar pessoas em ciborgues possivelmente vai ser acirrada no futuro.
- Categorias
- Tags