Índice do Artigo

Grande pioneiro

Homem que registrou primeira patente de software nos EUA, Martin Goetz morre aos 93 anos

Programador que praticamente criou a indústria de programas entrou para a história após briga com a IBM.

Homem que registrou primeira patente de software nos EUA, Martin Goetz morre aos 93 anos
Créditos: Arquivo pessoal/famíliaGoetz

Martin Goetz, desenvolvedor importante do mercado da informática que ajudou o setor no início da história dos computadores, faleceu aos 93 anos.

O norte-americano trabalhava em mainframes Univac e foi o responsável por receber a primeira patente da história dos Estados Unidos relacionada a um software.

O feito foi registrado em 1968 e envolveu um programa de gerenciamento de dados até então inédito. Na época, ele já era um dos fundadores há quase uma década da Applied Data Research, mas não desenvolvia softwares — esse tipo de aplicação já vinha embutido em computadores e não havia registros individuais de patentes para eles.

“O pai do software terceirizado”

A ideia de Martin foi registrar a propriedade intelectual da criação para que empresas que lançavam equipamentos na época, como a IBM, não pudessem copiar o programa em suas máquinas e tivessem que licenciá-la mediante o pagamento de royalties.

O software do programador, que tinha como objetivo enviar instruções a computadores para a realização de certas ações, é tido como um dos primeiros da categoria a ser comercializado.

Martin Goetz. (Fonte da imagem: Arquivo pessoal/família Goetz)

Além disso, ele impulsionou outras pessoas e companhias a brigarem pelos direitos dos seus programas e separá-los em definitivo de hardwares — praticamente criando um mercado que hoje tem até lojas de aplicativos de terceiros, como a Google Play Store.

Após o recebimento da patente, a empresa de Martin processou a IBM por práticas anticompetitivas de mercado por “colocar ilegalmente um único preço para seu equipamento e software” como uma venda casada.

Um ano depois, em 1970, a ação judicial terminou em um acordo e a Applied Data Research conseguiu um contrato oficial (e até então inédito) de licenciamento de um de seus softwares com a gigante.

A patente de Martin, aceita depois de três anos de espera.
Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

Nascido em 1930 e formado em um curso de Estatística aplicada aos negócios antes de migrar para a programação, Martin faleceu próximo da família na cidade de Brighton, no estado norte-americano do Massachussetts, por complicações de uma leucemia.

Fonte: The New York Times