Índice do Artigo

Notícias

Inteligência artificial Libratus consegue vencer 4 profissionais no poker

Depois de 20 dias e 120.000 mãos, a inteligência artificial conhecida como Libratus saiu como vitoriosa numa messa de poker com os profissionais Jason Les, Dong Kyu Kim, Daniel McAulay e Jimmy Chou, em partidas de Texas Hold'em sem limites.

Essa é a primeira vez que uma IA foi capaz de vencer os melhores humanos em Texas Hold'em Heads-Up sem limites. Em termos gerais, isso mostra que a habilidade da IA de raciocínio estratégico sob informações imperfeitas ultrapassou a dos melhores humanos.
Tuomas Sandholm, um dos professores responsáveis pela pesquisa na Carnegie Mellon University

O mais importante sobre o acontecimento é que a Libratus não foi uma máquina desenvolvida para jogar poker. Na verdade, a pesquisa em cima deste sistema de inteligência artificial é no desenvolvimento de uma série de algoritmos capazes de interpretar novas situações e criar estratégias para sair delas. Um jogo de poker envolve muito mais situações atípicas e inesperadas e a questão do blefe traz bem mais subjetividade do que no xadrez, por exemplo. 

Pesquisadores da Universidade de Alberta, segundo o Engadget, afirmam que foram eles a conseguirem uma IA capaz de vencer no poker primeiro, mas seus resultados são muito questionados por não terem sido divulgadas as identidades dos jogadores que enfrentaram a máquina.