A rede de lojas de eletrônicos Fnac vai deixar o Brasil após uma constante queda no número de vendas no país. Em seu relatório fiscal do ano de 2016, o grupo francês Fnac Darty, responsável pelas 12 lojas no Brasil, considerou a atuação no país uma “operação descontinuada” e está buscando compradores para os estabelecimentos.
Segundo o comunicado do grupo francês, a empresa deve sair sem prejuízos do país, pois houve um equilíbrio entre gastos e ganhos no último ano. Além disso, a Fnac pretende vender suas filias no Brasil assim que possível e “começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país”.
A Fnac chegou no Brasil nos anos 90 vendendo produtos eletrônicos e de livraria. O Brasil representa apenas 2% das vendas totais do grupo francês e, com as constantes quedas nas vendas, já era esperado que a permanência da varejista não durasse muito tempo.
No ano passado, a Fnac fundiu-se com a concorrente Darty, com o objetivo de diminuir a dependência de vendas de mídias físicas, como CDs, DVDs e livros. Em 2016, o grupo teve receita de 7,4 bilhões de euros e lucro anual de 54 milhões de euros.
- Categorias
- Tags