Índice do Artigo

Notícias

Nova tecnologia permite usar luz de lâmpadas caseiras para recarregar eletrônicos

Novos avanços foram feitos na busca por recarregar nossos aparelhos eletrônicos utilizando energia elétrica sem fio, e ele vem de uma equipe de pesquisadores suíços, chineses e suecos. A nova tecnologia — que é a evolução de testes anteriores — utiliza a iluminação de lâmpadas elétricas caseiras para isso.

A descoberta aconteceu depois que eles verificaram que a novidade — células de energia solar sensibilizadas ao um corante — não era nem um pouco eficiente para captar a luz solar, ficando com algo próximo a 11% de eficiência. Apesar disso, internamente, o aparelho se saía muito melhor.

De acordo com os pesquisadores, quase todos os fótons saídos das lâmpadas foram absorvidas pelo dispositivo. “A eficiência quântica interna varia entre 90% e praticamente 100%”, escreveram os pesquisadores. Apesar disso, ainda há perdas por causa das conexões com fios externos.

Então eles tiveram a ideia de utilizar a novidade dentro de uma residência com lâmpadas comuns, e verificaram que ela era bem mais eficiente, absorvendo cerca de 29% da luz. Isso é muito próximo do recorde de uma célula solar feita por um único material.

Os autores da pesquisa estimam que seria necessário apenas poucos centímetros quadrados de células de energia solar para fornecer energia para um pequeno sensor. Isso usando apenas a luz ambiente de uma residência comum.

Um sensor do tamanho de um smartphone produziria cerca de 30 milliWatts numa sala bem iluminada. O que pode ser o suficiente para fornecer energia para a operação de aparelhos mais simples.