Você já reparou na conexão em sua TV chamada HDMI ARC? Apesar de parecer uma porta HDMI comum para muitos, ela traz um recurso que facilita a vida de muita gente: um protocolo que faz com que dispositivos de áudio conectados na sua TV estabeleçam um canal inteligente com ela. Se você não entendeu muito bem, abaixo explicamos melhor.
Dispositivos de áudio conectados à sua TV estabelecem um canal inteligente com ela
HDMI ARC significa Audio Return Channel, ou Canal de Retorno de Áudio em português. Isto quer dizer que dispositivos de áudio conectados à sua TV por meio do ARC, seja um home theater ou uma sound bar, por exemplo, é identificado como um player de áudio e tratado como tal.
Exemplo: quando você ligar um PlayStation 4 à sua TV e estiver jogando nele, a conexão ARC irá enviar o som para o dispositivo de áudio conectado nesta porta ao invés de fazer o som sair pelos alto-falantes do televisor.
HDMI ARC elimina a necessidade de uma ligação de áudio óptico ou analógico adicional
Uma soundbar ligada à TV por meio do ARC pode ter seu volume aumentado pelo próprio controle da TV, já que o protocolo da ligação ARC entende que você quer um som mais alto. Também é possível que o som de um console seja reproduzido diretamente em dispositivos de áudio.
Ao ligar a TV em um Home Theater e um console na TV, o som do console, dos canais abertos, da TV à cabo e de qualquer outra coisa ligada na TV sairá pelo Home Theater (via HDMI-ARC). É possível controlar o volume dispositivo de áudio pelo controle remoto da TV.
É claro que para utilizar o HDMI ARC, seu televisor precisa possuir a tecnologia em uma das portas. Normalmente TVs que têm o ARC indicam isso em uma etiqueta. Também é necessário que os dispositivos que você conectar ao HDMI ARC sejam compatíveis com este protocolo.
é necessário que os dispositivos que você conectar ao HDMI ARC sejam compatíveis com este protocolo
Além disso tudo, lembrem-se que esta tecnologia é relativamente nova, então cabos HDMI muito antigos como das primeiras gerações podem não reconhecer o sinal ARC.
Via: Adrenaline
- Categorias
- Tags